A DESOBEDIÊNCIA DE SALOMÃO.

I Reis 11:1-2.

E o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha de Faraó: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias, das nações de que o Senhor tinha falado aos filhos de Israel: Não chegareis a elas, e elas não chegarão a vós; de outra maneira perverteram o vosso coração para seguirdes os seus deuses. A estas se uniu Salomão com amor.

Bem conhecemos a história acerca do rei Salomão, e o enxergamos como o homem mais inteligente que já existiu, a ele, está computado grandes feitos, das quais a sua extrema sabedoria foi primordial. Outra notoriedade na vida deste monarca, foi a sua riqueza, Deus havia abençoando-o grandemente, de modo que a sua riqueza impressionava.

Segundo nos diz as sagradas escrituras, o rei Salomão, apesar de toda grandeza que o cercava, possuía uma fraqueza, que posteriormente viria ser a sua ruína; e era essa, o seu amor desmedido as mulheres. O presente texto mostra-nos a inclinação carnal e descontrolada do rei diante do ser feminino. Ele tinha em seus domínios várias mulheres de diversas nações, mulheres essas Egípcias, Moabitas, Amonitas, Idumeias, Sidônias e Hetéias. Em uma totalidade de setecentas mulheres e trezentas concubinas em seu palácio.

A Bíblia nos diz também, que Salomão devotou grande amor a essas mulheres, ao ponto de deixar seu coração se corromper por completo. O sábio rei viu-se dominado pelas paixões humanas, sendo assim, fez ele, o que era mal aos olhos do senhor seu Deus, andando em seguimento de Astarote, deusa dos Sidônios, e em seguimento de Milcom, a abominação dos Amonitas. Deus indignou-se contra Salomão, pois ele havia transgredido os estatutos e as leis do todo poderoso, fazendo tudo quando foi contrário ao que lhe ensinaram, desagradando a Deus.

As consequência dessa descabida desobediência, resultou na divisão do seu reino, o que veio a cumprir-se no reinado do seu filho, todavia, por amor a Davi, Deus em sua infinita misericórdia, não rasgaria de completo o reino, mas daria uma de suas tribos a seu filho.

Amados irmãos, vemos claramente neste texto, uma preciosa lição para nossas vidas, vemos que mesmo o rei Salomão com toda a sua riqueza e sabedoria, acabou sendo seduzido pelo amor terreno carnal as mulheres. Essa passagem nos diz o quanto devemos estar firmados em Jesus para não cairmos em tentações, devemos confiar nossas vidas a Jesus, pois sem ele, nem toda a sabedoria do mundo será suficiente para nos guardar das agruras desta vida. A sabedoria humana de nada vale, tão pouco a riqueza humana, se não estivermos em Jesus, certamente sucumbiremos. Jesus é o único que pode nos garantir a plenitude da vitória e é o único caminho que leva-nos a Deus.

Deus abençoe a todos em nome de Jesus.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 29/12/2017
Código do texto: T6211152
Classificação de conteúdo: seguro