Na Encruzilhada da Vida

Já dizia a música: “Teu sonho não acabou, na verdade está só começando. Eu preciso muito de você e você de mim, nós precisamos sim, você de mim eu de você”.

Tem hora que nos vemos diante de uma encruzilhada na vida que pode mudar todo nosso futuro, para pior ou para melhor, nunca se sabe. Nós mal enxergamos o dia de amanhã, quanto mais o futuro distante, pois somos ainda seres de pouco conhecimento e pouca Fé.

Já vi muitas pessoas chegarem em um ponto na sua caminhada, onde tinham tudo que um ser humano, ou a maioria deles, poderia almejar na vida, mas, por não pensarem bem, jogando tudo que adquiriram pela janela a procura de novas aventuras e outros ares mais promissores. Não é que não devemos sonhar com mudanças e uma vida melhor, não é disso que estou falando. Falo de problemas que é sujeito atravessarmos e que muitas vezes não os enfrentamos de frente, ao contrário, fugimos para outras paragens.

Família, trabalho, religião, eis o tripé que pode equilibrar uma pessoa humana mas, as vezes, não valorizamos aquilo que possuímos, pois temos a ilusão que podemos encontrar coisas muito melhores em outros relacionamentos e outros lugares e em situações mais favoráveis. Na verdade, na maioria das vezes, trata-se de sonhos de pessoas que vivem na adolescência, não sabem o que querem, não resolveram seus conflitos internos e pensam que os problemas da sua vida estão nas outras pessoas, no seu sistema de vida, enfim do lado de fora da própria pessoa.

Ledo engano, tudo está em nosso interior, nada é por acaso e se formos para outro lugar, mudar todos os nossos relacionamentos, os problemas voltarão com certeza, pois onde andarmos eles vão juntos. As vezes, o que não presta está do lado de dentro e a gente não enxerga.

Assim também a felicidade está dentro, bem dentro de cada um de nós, ela está aqui e agora, basta senti-la, penetrá-la, deixar que ela possa aflorar de dentro para fora. É preciso haver gratidão, entrega, renúncias, perdão, amor a nossas conquistas. A Paz está dentro de nós e espera o momento certo para florescer. Não adianta fugir e nem ficar pulando de galho em galho.

Qual será o propósito de estarmos aqui e agora onde estamos? Qual nossa missão nesse mundo? São perguntas que precisam de respostas claras e precisas para caminharmos com segurança, para avançarmos em uma direção mais segura. Como poderemos desenvolver o amor se não houver entrega e perdão? Antes de darmos o passo seguinte é preciso prudência e clareza no pensamento, caso contrário é sujeito darmos com os “burros nágua”, como dizem os antigos.

Portanto, quando estiver diante de uma encruzilhada tenha muito cuidado, pense bem, não siga em frente se não tiver uma certeza maior se está simplesmente fugindo de si mesmo ou se realmente é preciso decidir uma nova direção. Temos o direito de recomeçar um novo caminho e nos dar uma oportunidade de sermos felizes, mas jamais fugir de uma realidade sem resolver seus conflitos internos. Temos que ter Paz para uma boa decisão em nossa vida, do contrário é sujeito o estrago ser maior do que a situação em si.

Minha Cruz eu carrego com dignidade e não vou abandoná-la na beira da estrada e também não vou deixar para os outros aquilo que compete a mim resolver. Minhas responsabilidades eu tenho que assumi-las e aguentar as consequências dos meus atos. Meus filhos compete a mim educa-los e cria-los até que tenham condições de viverem sozinhos. Não podemos transferir nossas responsabilidades simplesmente por encontrar alguma dificuldade no caminho. Por que o mundo está ficando de ponta cabeça, os valores invertidos, ao ponto do retorno estar cada dia mais difícil? Falta de responsabilidade dos pais, das famílias, de não cuidar dos seus filhos. Falta de educação e mal hábitos é que estão destruindo o próprio planeta.

Cuidado com aquilo que está pensando em plantar na sua vida. Tudo começa com os pensamentos, se desenvolve com o alimento que damos a eles, até que se transformam em atos, nos praticados. E, muitas vezes, convivemos com pessoas e começamos a pensar e sentir coisas que não falamos uns com os outros. Ao ponto de convivermos como se estranhos fôssemos. Chamo de lealdade ou fidelidade, sermos parceiros naquilo que sentimos e pensamos quando o convívio é próximo, seja de amigo, familiar, de marido e mulher ou filhos e pais. Não se iluda que a vida lá fora é melhor, pois muitas vezes é preferível a comida simples do lar, um arroz com feijão, por exemplo, do que um caviar todo enfeitado e depois descobrirmos que a comida estava estragada. As vezes, tarde será, para lamentar ou chorar o leite derramado.

Não podemos deixar os problemas acumularem sem serem resolvidos e nem os nossos relacionamentos ficarem velhos. Chega a um ponto que, em muitos casos, não há mais conserto possível. Começa então outro relacionamento e muitas vezes a situação se repete. O problema é o relacionamento ou a própria pessoa? Essa é a grande questão a ser resolvida antes que seja dado ao passo seguinte.

Estamos aqui no planeta para crescermos e nos desenvolver na espiritualidade, expandir nossa consciência em direção ao amor, a paz e a conscientização. Para isso precisamos de um trabalho interior mais constante e mais fino, mais paciência para tomar nossas decisões.

Saber que há mais felicidade em dar do que em receber, conforme as palavras do nosso Salvador. Portanto, não adianta ficar reclamando e querendo reconhecimento, carente de atenção e insatisfeito com a sua situação. Temos que tomar a iniciativa e dar o primeiro passo e muitos outros para que as coisas melhorem. Nada acontece de graça e por acaso, temos que fazer a nossa parte e o esforço necessário para que as coisas boas que queremos aconteçam. Para que as coisas melhorem e se transforme conforme queremos que seja. Nossa força interior está na pratica constante da confiança e da Fé, saber que poderemos chegar onde queremos.

Meu desejo é que encontre a saída ou a porta para transpor essa passagem mais difícil e vislumbre uma luz que possa clarear o momento de indecisão e aflição pelo qual está passando. Se tiver a calma necessária a clareza vem com certeza, sem pressa tudo se resolve e podemos ver a melhor forma de resolver nossos conflitos. Que assim seja!

Lua minguante, Brasília, 8 de dezembro de 2017

(Carta a Alguém na Encruzilhada da Vida)