Cabe a nós ser o exemplo!!!!

Vencer é simplesmente consequência...

Tenha a certeza de que nada vem fácil e nem nada cai do céu em nossas mãos, é preciso coragem e muito trabalho para vencer os desafios que surgem a cada hora, a cada dia... e somos criados e treinados para isso, quem pode ser estagiário poderá dizer é bem mais fácil vencer no primeiro emprego de engenharia, agora imagine você de entrar numa empresa e já de pronto encontrar um chefe italiano bonachão que diz...

- Você tem um xará terrível que demitiu 3 engenheiros na área dele, você eu acredito que vai vencer a teimosia dele e faça sem medo pois vejo que você japoneses são persistentes!!!

- Obrigado pelo elogio, mas como nunca estagiei com certeza terei que me esmerar em ser um bom técnico e ser capaz de tirar esse estigma de um Técnico em Plásticos e Metalúrgica, mandar 3 engenheiros e esse aqui não será o próximo com certeza!!!

Foi assim ao chegar na área o meu futuro amigo do peito, me pergunta:-

- E ai xará, seja bem vindo, e se gostas de trabalhar e não tiver medo, estamos juntos!!!

- Pode contar comigo, Xará!!!

Aquele dia demos uma geral na área e conheci os problemas decorrentes em que todos meus colegas anteriores nem resolveram e nem tentaram preferiram desistir...

- Vamos desmontar essa EGGUS, xará? Pergunta o meu colega Ivo Coronim...

- To nessa, pode contar comigo, to aqui para isso!!! Respondi eu sem medo de errar...

- Tu és dos meus, xará!!! Foi a resposta do Técnico em Plásticos Ivo Coronim...

Todos me olhavam como se fosse desistir e não tentar desmontar uma máquina de mais de 6000 itens e na faculdade tinha desmontado um motor de Fusca, sem a autorização do mestre de Mecânica que duvidou que montasse de novo... e dai em menos de 3 horas montei de novo... naturalmente com alguns colegas me ajudando mas memorizei todos os itens e onde ia cada parafuso ou anilha...

Nessa empreitada, desenvolvi serpentinas de cobre para refrigeração de óleo e emendas com anilha expandida e assim conseguimos fazer a reforma e a máquina vir a funcionar com um rendimento 100% melhor devido a temperatura adequada com a refrigeração e tal cobre pode ser mais bem dobrada com areia por dentro em mais tubo formando uma serpentina maior dentro do tanque de óleo da máquina e assim podendo refrigerar melhor e tudo isso uma ideia minha que o meu colega me aplaudiu...

Fui feliz nas minhas empreitadas dentro da empresa que tive 14 aumentos durante os meus 3 anos de atuação na empresa, e inclusive fui um dos melhores representantes do Brasil na injeção de baquelite, que era ainda uma novidade e ninguém tinha tentado, e nós brasileiros conseguimos injetar e mudar o sistema de transferência para injeção que fomos até aplaudidos pela equipe da Holanda, Matriz da Philips...

Com sonhos de crescer e vencer fui buscar o futuro fora da empresa, pois cargos mais elevados no grupo era só para os estrangeiros, e dai fui um dos primeiros dessa equipe de engenheiros que quadrupliquei o meu salário, mas consegui dobrar ao sair da empresa para um cargo de Gerencia, onde na Philips era Chefe de Engenharia da Área Metalúrgica...

A maioria deles nasceram cresceram por ali e ali mesmo aposentaram depois de 35 anos de trabalho, mas eu era mais ambicioso e busquei vencer novos desafios e acho que consegui realizar muitos dos meus sonhos de infância e de minha juventude... e ser arrojado é comigo mesmo!!!