Um pouco da minha pratica com inclusão de alunos autistas!

A escola tem um papel fundamental na vida dessas crianças com necessidades especiais e, por exemplo, um meio de estimulação tanto social e motor, quanto cognitivo, no qual a criança tem maiores possibilidades de ampliar seu desenvolvimento global. Se tratando da inclusão de uma criança com deficiência intelectual é preciso que não só a instituição esteja preparada, mas também os funcionários e os próprios alunos da escola, porém têm-se uma preocupação no que diz respeito à inclusão dessa criança em uma escola regular. Podem-se utilizar diversas atividades diferentes para estimular a coordenação motora de alunos autistas, adaptando-as de acordo com o grau de severidade. Estas atividades devem desenvolver a coordenação motora fina, atividades que desenvolvam a destreza, o controle de força e propriocepção, que são pré-requisitos para o aprendizado de futuros movimentos necessários para atividades de vida diária e atividades acadêmicas, como, por exemplo, cortar alimentos, montar um prato, amarrar o cadarço, dobrar roupas, consertar objetos pequenos, desenhar, escrever, entre outras. Para se incluir efetivamente o aluno com autismo, é fundamental trabalhar com rotina em sala de aula para que este possa se organizar e antecipar os acontecimentos, dentre as atividades podemos destacar jogos de encaixe, quebra-cabeça, separar peças de cores e tamanhos diferenciados, lembrando sempre que os alunos autistas se atem aos detalhes e não ao todo. Sempre gostei de trabalhar as normas da sala de aula, com as regras que os outros alunos criam e depois um policia o outro, assim eles são incluídos rapidamente. O Calendário do Tempo também e uma excelente atividade a ser trabalhada. Ao comentar sobre aprendizagem, pode-se dizer que há barreiras enfrentadas pelos educadores, pois muitas vezes não sabem como ensinar os alunos com necessidades especiais. E os docentes precisam procurar estudar, pesquisar considerando a necessidade de ir além do diagnóstico de seu aluno, qualificando-se para realizar um trabalho de qualidade e eficiência com os alunos com necessidades especiais, em particular os autistas. É relevante argumentar o quanto é importante a inclusão do aluno com transtorno do espectro autista, pois auxilia positivamente em seu desenvolvimento social, efetivo e cognitivo.

Curso Práticas Inclusivas para Formação de Professores

Fátima Damiani
Enviado por Fátima Damiani em 04/11/2017
Código do texto: T6162505
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.