219 MENSAGENS DE 500 REFLEXÕES: DESCREVENDO NOSSA ÉPOCA - II ...

No texto anterior: 218 MENSAGENS DE 500 REFLEXÕES: DESCREVENDO NOSSA ÉPOCA... eu disse, analisando a ação de registrar o que somos ou faremos em nossos dias:

Nem pensava amanhecer, falando sobre nossa época, muito embora costume dizer que em relação a essa ação (ESCREVER) tenhamos maior facilidade e condição de realizar (e fazer conhecido o que se faz) que nas décadas antecedentes... MAS, na manhã desse dia, comecei lendo o texto de um colega recantista: A URGÊNCIA CONTEMPORÂNEA (Joaquim Moncks) e pensei na importância de escrever, especialmente, por ser uma forma de registrar a história de nossa época...

Possivelmente, muita gente não se dê conta, mas ao escrever, estamos registrando a história e nossa época – é isso que fará historiadores informarem às futuras gerações...

Conforme disse (ao comentar o referido texto): há umas duas ou três décadas, apenas, não conseguia ver isso acontecer tão rápido. Pode ser que alguém diga, ser pouco pra no futuro alguém saber características de quem escreve hoje, mas, como diziam no passado, lá no sertão, duas palavras bastam – e, na Urgência Contemporânea (um dos meus costumes) é escrever sem o tempo necessário pra analisar regras gramaticais (o que está visível em haver comentado o texto citado, usando a e não há...

Por essas e outras, repito: PENSAR DEVE PRECEDER O FALAR OU O ESCREVER..,

CONTINUANDO, DIREI:

Se hoje, se escreve e é possível postar em menor tempo que há duas ou três décadas, porque a qualidade de vida do ser humano está pior???

Porque, o ser humano ao invés de aproveitar a oportunidade para ter uma melhor qualidade de vida, passou a desperdiçar o tempo que tinha, deixando de pensar com racionalidade (com inteligência), passando a desenvolver de forma pejorativa, sua ociosidade...

Essa questão não tem sido encarada como deveria, porque o que o ser humano conquistou nas últimas décadas, desperdiçou passando a ter maiores problemas na área de segurança material... – Por exemplo: há duas ou três décadas, dificilmente se ouvia falar em explosão de bancos ou roubo de cargas; Ao passo que atualmente é difícil um dia sem ouvir no rádio ou assistir na tevê sobre algum caso de explosão de caixas eletrônicos ou violência em assaltos...

Por outro lado, a lei era um instrumento pra punir marginais – inclusive se podia usar a expressão fora–da–lei pra designar marginais (bandidos) e hoje, já não se sabe ao certo, quem seria confiável... Nos últimos tempos, propinas, falcatruas, desfalques e desvios de verbas, passaram a ser algo tão comum, que parlamentares da elite eleitoreira passaram a ser meros burros de carga pra transportar malas de dinheiro como propina...


Por essas e outras, repetirei o que anteriormente disse: PENSAR DEVE PRECEDER O FALAR (OU O ESCREVER), PARA DESCREVER NOSSA ÉPOCA.. Jamais como forma de apimentar fofocas ou planejar ilícitos...

Entendo que, se na Grécia antiga tivemos grandes pensadores, em nossa época temos visto muito é gente que se diz estudante quebrando a cabeça pra ver se resolve equações ou outros problemas de ciências exatas que os gregos conseguiram criar há milhares de anos, numa época em que o ser humano (não tinha calculadoras eletrônicas) usando a mente por DEUS concedida...

Acredito que falta de estudo não deve ser justificada por desinteresse de aprender, considerando que em nossa época, existe incentivo pra frequentar a escola, além de merenda escolar, fardamento, transporte e material escolar (incluindo os livros de boa qualidade) – há algumas décadas vi, por exemplo, dois conterrâneos (João Lisboa e Ernandes ou Ernando de Clarisbalter), passarem no VESTIBULAR, estudando em Escola Pública (numa época em que não existiam os famigerados cursinhos...

Perguntar não ofende e, encerro com uma questão: A FALTA DE ESTUDOS DE HISTÓRIA LEVA O SER HUMANO A DESCONHECER A PRÓPRIA HISTÓRIA OU O DESINTERESSE POR APRENDER AGRAVA A SITUAÇÃO???

SEI QUE A INTERNET FACILITOU AS PESQUISAS, MAS, CREIO QUE MAIS DA METASDE DO CONHECIMENTO QUE TENHO (E QUE MANTENHO), FORAM ADQUIRIDOS NUMA ÉPOCA EM QUE NÃO EXISTIA INTERNET...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 16/08/2017
Código do texto: T6085761
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.