O LIVRO DE NÚMEROS.

    ( Números: 1. 1,2 )

Falou o Senhor a Moisés no deserto de Sinai, na tenda da revelação, no primeiro dia do segundo mês, no segundo ano depois da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, dizendo: Tomai a soma de toda a congregação dos filhos de Israel, segundo as suas famílias, segundo as casas de seus pais, conforme o número dos nomes de todo homem, cabeça por cabeça;

   

    O título do livro de números origina-se da vulgata e da Septuaginta, esses números surgiram por causa dos dois censos descritos nele. O livro foi escrito durante a experiência de Israel no deserto, em aproximadamente 1445-1405 a. C.

   O livro de números começa no monte Sinai e termina nas planícies de Moabe, sua narrativa começa onde a de Êxodo parou e conecta-se com Deuteronômio " dalém do Jordão no deserto" . Números não possui uma estrutura comum, os acontecimentos de organização do povo descritos nos seis primeiros capítulos acontecem, na realidade, depois dos acontecimentos descritos mais tarde no livro. Essa ordem foi dada, provavelmente, como forma de destaque, de modo que o leitor fosse relembrado da total providência divina, como demonstrada inúmeras vezes durante a conquista da terra prometida.

  Muitos temas contrastantes são delineados em números: A fidelidade de Deus e as falhas humanas; os propósitos de Deus e a desobediência humana; a providência de Deus e a mensuração dos homens; a santidade de Deus e a pecaminosidade do humana. Deus tinha um plano de duas partes: revelar sua fidelidade por meio da provisão e de libertação e relacionar a lei que ia preparar Israel para manter sua aliança com o senhor e cumprir a tarefa de ser ser povo de Deus em meio a um mundo incrédulo.

    Amado leitor, somos convidados a passear pelas páginas de números e aprender com os seus inúmeros exemplos a respeito da santificação, da obediência, da fidelidade a Deus por meio da sua palavra. Convido-os a lerem números, e aprender com esse livro valores que são determinantes para a nossa Vitória nos tempos de hoje.

Deus abençoe a todos em nome de Jesus.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 02/07/2017
Código do texto: T6043789
Classificação de conteúdo: seguro