Realmente a situação está assim nas Escolas!

Realmente a situação está assim!

E olha que ela só tem 14 anos de profissão!

Desabafo de uma colega de profissão:

“Desabafo de uma professora a beira de um colapso: Eu

Sou professora há 14 anos. E nos últimos anos, de uns 4 ou 5 anos pra cá, tenho notado que a clientela recebida está cada vez mais difícil de lidar, ensinar, educar e tudo mais. Enfim. Semana passada, eu surtei e acabei saindo da sala, em crise de nervos, e choro, porque num ápice de descontrole, eu tive um impulso de agredir fisicamente um aluno. Não o fiz. Mas foi quase. O que me salvou foram 0,2 segundos de controle. E depois disso fugi da sala. Aos prantos. Porque repudio qualquer tipo de agressão física. Foi algo que nunca tinha acontecido. Nem como mãe, nem como professora. Fui ao psiquiatra por sugestão da direção, e quando comecei a narrar os fatos em sala de aula, ele disse “Lidar com adolescente é complicado mesmo.” Mas mal sabia ele, até ali, que sou professora de alunos com 9/10 anos.

Não sei mais o que fazer. Não sei mais como avaliar. Nem o que dar em sala. Não sei mais se o aluno tem dificuldade, tem preguiça, não sabe fazer ou é malandro. Correção no quadro de atividades básicas tem sido missão impossível. Correção precisa ser de caderno por caderno. O que é extremamente cansativo. Falo com as paredes muitas vezes. E quando falo com os alunos, é como se eu fosse ninguém ou nada. Se fosse só comigo... mas é assim com toda a equipe. Falar com a família de aluno é inútil e na maioria das vezes frustrante.

Os alunos não conseguem parar de falar, de falar palavrão, de se agredir. E não conseguem aprender. Como vão aprender num ambiente assim? Me sinto num coliseu jogada aos leões. E eles serão aprovados. Sem saber ler ou calcular, e sabendo copiar muito mal.

E me dói saber que a educação infantil e primeiros anos do EF nem são prioridade. Querem arrumar o teto (ensino médio) sem ter bons alicerces. Aos professores do ensino fundamental anos finais e ensino médio eu só digo uma coisa: Se preparem. Porque se vocês acham que as coisas estão difíceis, esperem para ver a como as coisas podem piorar mais ainda.”

Desconheco Autoria
Enviado por Fátima Damiani em 21/05/2017
Código do texto: T6005213
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.