Essa mulher merece toda nossa homenagem e ainda é pouco...

Ruth Vilaça Correia Leite Cardoso (Araraquara, 19 de setembro de 1930 – São Paulo, 24 de junho de 2008) foi uma antropóloga e professora universitária brasileira.

Ruth era casada desde 1953 com Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do Brasil. Ruth foi a primeira-dama do País durante o mandato presidencial do marido entre 1995 e 2003, embora tenha sempre rechaçado tal título.

Biografia

Família

Ruth Vilaça Correia Leite nasceu em Araraquara, no interior do estado de São Paulo.

Era filha do contador José Correia Leite de sua esposa, a professora e farmacêutica Maria "Mariquita" Vilaça.

Tinha uma irmã gêmea, Raquel, que morreu em tenra idade.

A casa em que vivia sua família ficava no centro da cidade e hoje é uma agência bancária (um padrão comum nas cidades brasileiras é a expansão do setor terciário privado engolindo trechos ou até totalmente zonas residenciais, inclusive em bairros semi-centrais e outras zonas menos centrais).

Ela viveu em sua cidade natal até os dezoito anos, quando se mudou para estudar Filosofia na Universidade de São Paulo (USP).

Em 1951, Ruth Leite conheceu seu futuro marido, Fernando Henrique Cardoso, então um estudante de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP.

Casaram-se em 1953 e tiveram três filhos juntos: Paulo Henrique (1954), Luciana (1958) e Beatriz (1960).

Estudos e magistério

Na década de 1950, Ruth Cardoso se envolveu no estudo de movimentos feministas, étnico-raciais e de orientação sexual classificados por ela como "novos movimentos sociais”.

Doutora em antropologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), Ruth Cardoso atuou como docente e pesquisadora na USP e em várias instituições universitárias de diferentes países, tais como a Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso/Unesco), a Universidade do Chile, a Maison des Sciences de L'Homme [Casa das ciência do homem] em Paris, a Universidade de Berkeley e a Universidade de Colúmbia.

Era membro associado do Centro para Estudos Latino-Americanos da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, e membro da equipe de pesquisadores do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap São Paulo).

Primeira-dama do Brasil

Ruth Cardoso, em evento à época em que presidia o projeto Comunidade Solidária, de combate à exclusão social e à pobreza.

Ruth Cardoso, quando primeira-dama do Brasil, criou e presidiu o programa Comunidade Solidária, de combate à exclusão social e à pobreza, dentro de uma perspectiva emancipatória.

Em 2000, ela criou a organização não governamental Comunitas, na qual atuou até sua morte.

A 14 de março de 2000 foi agraciada com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal.

Bolsa Família

Foi precursora de um dos maiores programas sociais da história do país, o Bolsa Família, inclusive por meio do Comunidade solidária.

Morte

Ruth Cardoso faleceu no dia 24 de junho de 2008, aos setenta e sete anos de idade em sua residência, em decorrência de problemas cardíacos, apenas um dia após ter realizado um cateterismo cardíaco e recebido alta hospitalar.

Seu corpo foi velado na Sala São Paulo, no centro da capital paulista, e está enterrada no Cemitério da Consolação.

Obras

Ruth Cardoso publicou vários livros e trabalhos sobre imigração (em especial a imigração japonesa no Brasil), movimentos sociais, juventude, meios de comunicação de massa, violência, cidadania e trabalho. Entre suas obras podemos citar:-

O papel das associações juvenis na aculturação dos japoneses(1959)

Estrutura familiar e mobilidade social (1972)

A aventura antropológica: teoria e pesquisa (1986)

A trajetória dos movimentos sociais (1994)

Bibliografia sobre a juventude (com Helena Sampaio) (1995)

Mudança Sociocultural e Participação Política nos Anos 80

Também escreveu um livro infantil, Um passeio diferente, publicado pela editora Zit.[12]

A Editora Globo publicou em 2010 uma biografia escrita por Ignácio de Loyola Brandão intitulada Ruth Cardoso – Fragmentos de uma Vida.