SEJA UM AGENTE TRANSFORMADOR

Meditando esses dias na história de José, pude perceber algo muito forte e especial. José nasceu com um propósito muito grande, propósito de ser um agente de transformação.

Durante bom tempo Jacó, pai de José e sua mãe Raquel, lutavam para ter um filho, Jacó que trabalhou quatorze anos pela sua amada Raquel, sonhava em ver um filho, da mulher que ele mais amava. Mas para sua infelicidade e também de Raquel, ela era estéril, não podia trazer essa felicidade a Jacó. É nesse momento que o agente transformador chega, José. Contrariando todas as expectativas, Raquel engravida. Trazendo em sua barriga o filho sonhado por Jacó.

José já nasce transformando a vida de sua mãe e de seu pai. Só que havia os irmãos, filhos de Lia e outras esposas de Jacó, que não ligavam para nada e só queriam curtir a vida. E por José ser um agente transformador, isso os incomodava, pois eles não queriam mudar.

Quantas vezes por sermos agentes de transformação, incomodamos, aqueles que querem continuar vivendo uma vida errada, ou pessoas que estão na igreja, mas preferem fazer tudo do seu jeito e de sua maneira, ao invés de obedecer ao Pai. José obedecia em tudo seu pai, e isso incomodava seus irmãos, que com inveja o lançaram no poço e depois o venderam como escravo, pois eles não queriam mudar.

Sendo José um agente de transformação, onde chegava mudava vidas e lugares, e assim aconteceu na casa de Potifar, na prisão, na vida do copeiro, na vida de Faraó e também no Egito.

Mas ainda faltava mudar a vida de seus irmãos??? Não, não faltava!

Pois quando eles fizeram toda maldade com José, eles não conseguiram tira-lo do coração, e por pensarem sempre nele, seus corações foram sendo transformados e foram se arrependendo do que fizeram. A prova foi quando José pede para deixarem o irmão mais novo, Benjamim, como garantia, o irmão Judá, pede que ele fique em no lugar, pois seu pai não aguentaria perder mais um filho. Ali é mostrado a transformação dos irmãos. Quando somos como José, agentes de transformação, mesmo que façam maldades conosco, nos lancem no fundo do poço, na prisão, no deserto, nas calunias, seja onde ou o que for, iremos transformar vidas e lugares, e Deus irá nos honrar, pois fomos fieis ao seu propósito.

José nunca se desviou, sempre foi fiel ao seu Deus, não deixando sentimentos de ódio, raiva ou magoa domina-lo e assim conseguiu mudar pessoas, lugares e sua história, pois cria que tudo era um propósito de seu Deus.

“Disse José a seus irmãos: Agora, chegai-vos a mim. E chegaram-se. Então, disse: Eu sou José, vosso irmão, a quem vendestes para o Egito.

Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos irriteis contra vós mesmos por me haverdes vendido para aqui; porque, para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós.

Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra e para vos preservar a vida por um grande livramento.

Assim, não fostes vós que me enviastes para cá, e sim Deus, que me pôs por pai de Faraó, e senhor de toda a sua casa, e como governador em toda a terra do Egito” Gênesis 45:4;8