Reflexão do Evangelho do Domingo, 11.12.16

Antoni BigCuore*

Data: 09.12.16, 6a feira, às 17,01 horas

Local: São Paulo,SP.,Brasil

-----------------------------------------------------------------

Anúncio do Evangelho (Mt 11,2-11)

-----------------------------------------------------------------

Naquele tempo, João estava na prisão. Quando ouviu falar das obras de Cristo, enviou-lhe alguns discípulos, para lhe perguntarem: “És tu aquele que há de vir ou devemos esperar um outro?”

Jesus respondeu-lhes: “Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados.

Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!”

Os discípulos de João partiram, e Jesus começou a falar às multidões sobre João: “O que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? O que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Mas os que vestem roupas finas estão nos palácios dos reis.

Então, o que fostes ver? Um profeta? Sim, eu vos afirmo, e alguém que é mais do que profeta. É dele que está escrito: ‘Eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante de ti’. Em verdade vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele”.

------------------------------------------------------------------

REFLEXÃO DE A. BIGCUORE: Neste domingo próximo, a Igreja celebra o 3.o Domingo do Tempo do Advento. O Evangelho de Mateus, capítulo 11, versículos de 2 a 11.

Após dar instruções a seus discípulos, Jesus sai a pregar nas redondezas. à Guisa de ilustração, releva salientar que João Batista, pregava um batismo de conversão e, ele tinha consciência de que, Jesus era o enviado por Deus para batizar no fogo do Espírito Santo.

E, João Batista, manda alguns de seus discípulos a perguntar ao Mestre Jesus, se Ele era realmente o Cristo, ou deveria esperar algum outro. Ao que o Mestre lhes diz:"ide contar a João. Os cegos enxergam; os surdos ouvem; os paralíticos andam; os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados.

Jesus, por outro lado, elogia João Batista, dizendo que "dentre os nascidos de mulher, ninguém era maior que João".

João Batista, foi o último Profeta do Antigo Testamento. Após Ele vem Jesus inaugura a NOVA E ETERNA ALIANÇA, selado em seu sangue na Cruz!

Os judeus, infelizmente no tempo de Jesus, nao entenderam nada! Esperam um Messias, envolto em ouro, nascido em Palácio Real, com toda a pompa. E, Ele nasce numa manjedoura junto com animais, pois não havia lugar para ele nas hospedarias.

Todo Antigo Testamento, foi cumprido no Novo Testamento inaugurado por Jesus. Tudo o que foi dito pelos profetas, sobretudo, Isaías, se cumpriu à respeito do Messias que deveria vir.

Israel esperava um Deus que o libertasse do jugo dos romanos. Mas, não! Jesus diz: "o meu Reino não é este mundo"!.

O sinédrio, a elite de Israel, não o aceita como Messias e acaba, por medo de que Jesus lhes roubasse os privilégios no Templo, e decide matá-lo. E, assim, foi feito!

Em 31 de dezembro, fazemos MEMÓRIA do Menino Deus!. Na verdade, Deus É ETERNAMENTE PRESENTE!!! Deus é.!!!

De qualquer forma, todos os cristãos devem se preparam para RENOVAR a sua fé, a esperança e a caridade que advém pelo nascimento do Menino Deus. É momento de a humanidade se CONFRATERNIZAR e pensar na PAZ MUNDIAL e trabalhar para um mundo novo, pleno de JUSTIÇA SOCIAL, de amor e solidariedade! Amém!!!

------------------------------------------------------------------

(*)autor é Escritor, Amigo do Bem e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu BLOG BEM VIVER - antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

-----------------------------------------------------------------