Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

REFLEXÃO SOBRE O EVANGELHO DO DOMINGO 25.09.2016

Antoni BigCuore*
Data: 23.09.2016
Horas: 14,46 horas,sp.sp.
-------------------------------------------------------------------

                     EVANGELHO SEGUNDO LUCAS- (Lc 16,19-31)

--------------------------------------------------------------------
"Naquele tempo, Jesus disse aos fariseus: “Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias.

Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas.

Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado.

Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado.

Então gritou: ‘Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas’.

Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembra-te que tu recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. E, além disso, há um grande abismo entre nós; por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós’.

O rico insistiu: ‘Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa do meu pai, porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento’.

Mas Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os Profetas, que os escutem!’

O rico insistiu: ‘Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter’.

Mas Abraão lhe disse: ‘Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos’”.
--------------------------------------------------------------------
REFLEXÃO DE A. BIGCU0RE. Esta parábola é conhecida como a parábola do Rico e do Pobre. Lázaro representava o pobre. Jesus, como sempre, argumentando com os fariseus. O Mestre então lhes conta esta parábola do Rico que se vestia com roupas finas e dava banquete todos os dias.

Lázaro, com feridas nas pernas que os cachorros lambiam, ficava à porta do rico, na esperança de que alguma migalha lhe desse. Pois, diz a parábola que Lázaro morre e é levado ao céu pelos Anjos. Logo depois morre também o rico.

Lázaro recebe o consolo no paraíso e o rico queima no forno do inferno.
O rico apela ao Pai Abrãao para que o livre dos tormentos infernais. Ao que Abrãao lhe responde que ele(rico) recebeu em vida todo conforto ao passo que Lázaro passou pelas agruras da pobreza e não tinha como fazer a intercomunicação com o além.

Podemos inferir do texto que a riqueza é uma coisa boa, porém o ser humano não se pode deixar escravizar por ela. Os bens devem ser meios para que ele viva com dignidade. Riqueza construida com suor e lágrimas, é meritória. A conseguida por meios ilícitos, deve ser aplicada o rigor das leis.

Mas, quando, como no caso em epígrafe, o rico imprudente, gozou a vida inteira e não pensou em cultuar a espiritualidade ao final da vida colheu o que houvera plantado durante toda a sua vida, tendo que deixar todos seus bens aqui na terra(mesmo porque caixão não tem gavetas!), para seus herdeiros que, talvez nem ajudaram a construí-la.

Jesus, em toda a sua trajetória por este mundo, deixou claro que estamos aqui de passagem. Que a verdadeira vida, está além do material. Ele nos ensinou que devemos AMAR a Deus acima de tudo e o próximo como a si mesmo. Nisto, resumem a Lei e os Profetas. Ele NÃO condenou a riqueza, mas, O MAL USO dela!.
Um feliz e santo domingo a todos! Bênçãos de saúde, paz, prosperidade, harmonia e muita alegria em seus corações! Paz e Bem!
-------------------------------------------------------------------
(*) autor é Amigo do Bem e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu BLOG BEM VIVER BRAZIL - antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável)
-------------------------------------------------------------------






ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 23/09/2016
Reeditado em 26/09/2016
Código do texto: T5770162
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
ANTONI BIGCUORE
São Paulo - São Paulo - Brasil, 72 anos
2497 textos (956170 leituras)
87 áudios (67824 audições)
1 e-livros (165 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/19 15:23)
ANTONI BIGCUORE