Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

REFLEXÃO SOBRE O EVANGELHO DO DOMINGO 25.09.2016

Antoni BigCuore*
Data: 23.09.2016
Horas: 14,46 horas,sp.sp.
-------------------------------------------------------------------

                     EVANGELHO SEGUNDO LUCAS- (Lc 16,19-31)

--------------------------------------------------------------------
"Naquele tempo, Jesus disse aos fariseus: “Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias.

Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas.

Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado.

Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado.

Então gritou: ‘Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas’.

Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembra-te que tu recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. E, além disso, há um grande abismo entre nós; por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós’.

O rico insistiu: ‘Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa do meu pai, porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento’.

Mas Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os Profetas, que os escutem!’

O rico insistiu: ‘Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter’.

Mas Abraão lhe disse: ‘Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos’”.
--------------------------------------------------------------------
REFLEXÃO DE A. BIGCU0RE. Esta parábola é conhecida como a parábola do Rico e do Pobre. Lázaro representava o pobre. Jesus, como sempre, argumentando com os fariseus. O Mestre então lhes conta esta parábola do Rico que se vestia com roupas finas e dava banquete todos os dias.

Lázaro, com feridas nas pernas que os cachorros lambiam, ficava à porta do rico, na esperança de que alguma migalha lhe desse. Pois, diz a parábola que Lázaro morre e é levado ao céu pelos Anjos. Logo depois morre também o rico.

Lázaro recebe o consolo no paraíso e o rico queima no forno do inferno.
O rico apela ao Pai Abrãao para que o livre dos tormentos infernais. Ao que Abrãao lhe responde que ele(rico) recebeu em vida todo conforto ao passo que Lázaro passou pelas agruras da pobreza e não tinha como fazer a intercomunicação com o além.

Podemos inferir do texto que a riqueza é uma coisa boa, porém o ser humano não se pode deixar escravizar por ela. Os bens devem ser meios para que ele viva com dignidade. Riqueza construida com suor e lágrimas, é meritória. A conseguida por meios ilícitos, deve ser aplicada o rigor das leis.

Mas, quando, como no caso em epígrafe, o rico imprudente, gozou a vida inteira e não pensou em cultuar a espiritualidade ao final da vida colheu o que houvera plantado durante toda a sua vida, tendo que deixar todos seus bens aqui na terra(mesmo porque caixão não tem gavetas!), para seus herdeiros que, talvez nem ajudaram a construí-la.

Jesus, em toda a sua trajetória por este mundo, deixou claro que estamos aqui de passagem. Que a verdadeira vida, está além do material. Ele nos ensinou que devemos AMAR a Deus acima de tudo e o próximo como a si mesmo. Nisto, resumem a Lei e os Profetas. Ele NÃO condenou a riqueza, mas, O MAL USO dela!.
Um feliz e santo domingo a todos! Bênçãos de saúde, paz, prosperidade, harmonia e muita alegria em seus corações! Paz e Bem!
-------------------------------------------------------------------
(*) autor é Amigo do Bem e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu BLOG BEM VIVER BRAZIL - antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável)
-------------------------------------------------------------------






ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 23/09/2016
Reeditado em 26/09/2016
Código do texto: T5770162
Classificação de conteúdo: seguro


Comentários

Sobre o autor
ANTONI BIGCUORE
São Paulo - São Paulo - Brasil
2586 textos (1021070 leituras)
87 áudios (80758 audições)
1 e-livros (168 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 26/09/20 06:50)
ANTONI BIGCUORE