Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

EVANGELHO do Domingo 24/08/2016(Lc,12, 49-53)

Antoni BigCuore*
Local: São Paulo,SP.,Brazil
------------------------------------------------------------------------------
                   Evangelho Segundo Lucas, 12, 49 a 53
------------------------------------------------------------------------------
“Jesus é sinal de contradição. Eu vim para lançar fogo sobre aterra: e como gostaria que já estivesse aceso!. Devo ser batizado com um batismo, e como estou ansioso até que isso se cumpra! Vocês pensam que eu vim trazer a paz sobre a terra?. Pelo contrário, eu lhes digo, vim trazer DIVISÃO.

“Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas; e duas contra três. Ficarão divididos: o pai contra o filho, e o filho contra o Pai; a mãe contra a filha, e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora, e a nora contra a sogra”. (1)
------------------------------------------------------------------------------
COMENTÁRIO DE A. BIGCUORE. A missão de Jesus, desde o batismo ate a cruz, é o de ANUNCIAR a boa nova do Evangelho a toda criatura. Foi exatamente o que Ele fez. Cumpriu fielmente a missão que o Pai lhe confiara.

Só que, ser discípulo de Jesus, implica em renunciar a si mesmo, tomar a sua cruz e seguí-Lo. E isso tem o seu preço. Desde seu nascimento até hoje, a mensagem de Jesus, provoca DIVISÕES entre pessoas e sistemas.

O sistema do mundo, o sistema capitalista, vive de consumo, de degradar a natureza, para obter cada vez mais lucro. O sistema de Deus e sua lógica são bem diferentes da dos homens. (Daí a César o que é de César e a Deus o que é de Deus).

Deus criou o homem e mulher à sua imagem e semelhança. Jesus sempre pregou o direito e a justiça sobre a terra, sempre defendendo  os mais desvalidos da sociedade de seu tempo. A lógica de Deus é a de que, quem tem mais, tem a OBRIGAÇÃO MORAL, de dividir um pouco de seus bens com os mais pobres. Mas infelizmente o mundo não pensa e age assim.

Os homens fizeram tudo ao contrário. O homem de mais posse e poder, explora os mais fracos. E, em sendo assim, a doutrina de Jesus,  implicou em rupturas com a ordem vigente. Por isso que foi acusado de defender prostitutas, de conviver com os cobradores de impostos etc.

O que, no final, a elite de Israel na época, (fariseus, escribas, saduceus e, sobretudo, os sumos Sacerdotes) houveram por bem matá-lo, pois, na concepção deles, Jesus representava uma AMEÇA aos seus poderes constituídos.

E assim se fez. Jesus, foi flagelado e morto, de uma forma a mais vil possível, na época. Mas, sua morte não foi em vão. Fomos libertos de nossos pecados e sabemos perfeitamente que JESUS É O CRISTO, O FILHO DE DEUS VIVO! Que reina e reinará eternamente nos corações disponíveis, bem como em todos os SACRÁRIOS DO MUNDO!

Não tenhamos medo de seguir Jesus!. E não tenhamos medo nem de ser morto pelo seu Projeto Infinito de Misericórdia e de Paz duradoura! Deus os abençoe sempre e copiosamente!
------------------------------------------------------------------------------
(1) Fonte: Bíblia Paulinas, edição pastoral, página 1.332.
(2) (*)autor é Amigo do Bem e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu BLOG BEM VIVER – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável) e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
------------------------------------------------------------------------------
ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 11/08/2016
Reeditado em 11/08/2016
Código do texto: T5725298
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
ANTONI BIGCUORE
São Paulo - São Paulo - Brasil, 72 anos
2497 textos (956044 leituras)
87 áudios (67813 audições)
1 e-livros (165 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/19 01:20)
ANTONI BIGCUORE