"AFINAL, O QUE É ARREPENDIMENTO?"
Segundo o dicionário o "Arrependimento" quer dizer:
(arrepender+mento) 1 Ato de arrepender-se; pesar sincero de algum ato ou omissão. 2 Contrição. 3 Mudança de deliberação. 4 Desistência de coisa feita ou empreendida. 5 Pintura. Emendas feitas em quadro já colorido.
"Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento." (Lucas 5:32)
Segundo a Palavra de Deus o "Arrependimento" é a contrição do coração por causa do pecado, ele é revelado na mudança de mente, de direção, de vida, a pessoa decide mudar por temor e amor a Deus e pelo sincero desejo de obedecer aos Seus mandamentos.
"Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres." (Apocalipse 2:5)
O arrependimento genuíno gera atitudes diferentes, a pessoa torna-se humilde, mansa, reconhece que pecou, deixando toda arrogância e empáfia e tenta consertar o que foi quebrado, restituir o que foi perdido, restaurar o que foi afetado e fazer aquilo que é certo para agradar a Deus.
"E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados; (Lucas 3:3)
O arrependimento é a condição essencial para a salvação, pois aquele que não reconhece seus erros e que é pecador, jamais se arrependerá de fato e de verdade, mas sempre tentará justificar seus pecados e falhas e tentará colocar culpa nos outros.
O arrependimento gera verdadeiro asco, nojo e rejeição ao pecado e tudo aquilo que nos leva a ele ou que nos lembra dele. Se lembramos dos nossos pecados com saudosismo e achamos que foi proveitoso o tempo que passamos praticando tais coisas, então não tivemos um arrependimento genuíno e não estamos convictos e contritos com os nossos pecados assim como fez o Rei Davi no Salmo abaixo:
Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado.
Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.
Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.
Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.
Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.
Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste.
Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniquidades.
Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.
Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.
Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.
Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão.
Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tua justiça.
Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor.
Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos.
Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.
Faze o bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém.
Então te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; então se oferecerão novilhos sobre o teu altar.
(Salmos 51:1-19)
A palavra do Senhor nos adverte que se depois de muito pregar, redarguir, orientar e ensinar a pessoa não valorizar a correção reconhecendo seus erros e pecados e não vier a se arrepender, já não seremos mais culpados por sua condenação; então façamos como diz o versículo abaixo:
" Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem." (Mateus 7:6)
Pois se a pessoa ouve, conhece, mas não recebe a Palavra de Deus através da ação do Espírito Santo em sua vida, não somos nós que a convenceremos.