Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Reflexão Bíblicas (Is. 42,1-4-6-7, Slm. Lucas, 3, 15-16-21)

REFLEXÃO DAS LEITURAS BÍBLICAS DO DIA 10.01.2016
Antoni BigCuore*
Data: Brazil, São Paulo,SP. Às 10,05 horas.
Edição: Blog Bem Viver e Recanto das Letras
Apresentamos as leituras bíblicas desse domingo, dia 10 de janeiro de 2.016. O foco principal é o Batismo de Jeus, instrumentalizado por João Batista.
-------------------------------------------------------------------
Primeira Leitura (Is 42,1-4.6-7)

Leitura do Livro do Profeta Isaías:

Assim fala o Senhor: 1”Eis o meu servo – eu o recebo; eis o meu eleito – nele se compraz minh’alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações.
2Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. 3Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas promoverá o julgamento para obter a verdade. 4Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes esperam seus ensinamentos.
6Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, 7para abrires os olhos dos cegos, tirares os cativos da prisão, livrares do cárcere os que vivem nas trevas”.
--------------------------------------------------------------------
Salmo Responsorial (Sl 29)(28)
— Que o Senhor abençoe, com a paz o seu povo!
— Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!
— Filhos de Deus, tributai ao Senhor,/ tributai-lhe glória e poder!/ Dai-lhe a glória devida ao seu nome;/ adorai-o com santo ornamento!
— Eis a voz do Senhor sobre as águas,/ sua voz sobre as águas imensas!/ Eis a voz do Senhor com poder!/ Eis a voz do Senhor majestosa!
— Sua voz no trovão reboando!/ No seu templo os fiéis bradam: “Glória!”/ É o Senhor que domina os dilúvios,/ o Senhor reinará para sempre!
-------------------------------------------------------------------
ANÚNCIO DO EVANGELHO  (Lc 3,15-16.21-22)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 15o povo estava na expectativa e todos se perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. 16Por isso, João declarou a todos: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo”.
21Quando todo o povo estava sendo batizado, Jesus também recebeu o batismo. E, enquanto rezava, o céu se abriu 22e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer”.
------------------------------------------------------------------
REFLEXÃO DE A. BIGCUORE: Hoje comemoramos o Batismo de Jesus, feito por João Batista. Este se declara com toda humildade que ele NÃO é DIGNO de desatar as sandálias de Jesus, pois que seu batismo era um batismo de conversão e Jesus os batizaria no fogo do Espírito Santo.

O batismo (junto com a Eucaristia), no meu humilde entender, é o Sacramento mais importante,visto que passamos de Criatura de Deus, para Filhos de Deus quando o recebemos pelas mãos do Sacerdote ordenado. Pelo Batismo damos o nosso SIM a Deus e à Igreja. É a nossa adesão pessoal a todos os ensinamentos de Jesus Cristo, o Verbo Encarnado, a segunda pessoa da Santíssima Trindade.

Tornamo-nos filhos amados de Deus, pelo Batismo. Mas, ele também implica numa grande responsabilidade em assumir o DISCIPULADO DO MESTRE!!!. Ser discípulo não é tarefa fácil. Diz o Mestre: “Quem quiser ser meu discípulo, renuncie a si mesmo, tomo a sua cruz e siga-me”.

Pelo Batismo Deus coloca um “Selo” em nossa alma!. Numa comparação bem simples, é como que tanger o gado com ferro quente, onde fica marcado que aquele animal pertence a tal pessoa. É um estigma que Deus coloca em nossa alma para nunca nos esquecermos que pertencemos a Ele e à sua Igreja.(cf. Mateus, 16, 18 a 20). “Tu és Pedro e sobre esta rocha EDIFICAREI a MINHA Igreja e as portas do inferno não poderão vencê-la”.)

A propósito, caro leitor(a) Você sabe a data exata quando foi batizado? Garanto que a maioria não sabe. Eu só sei que fui batizado na cidade de Ourinhos, Estado de São Paulo, no mês de Junho de 1.947, pelo Padre EUDUARDO MURANTI, que já mora no céu. A minha primeira comunhão foi feita no dia 05 de Maio de 1.958(eu tinha 11 anos), pelo também Padre DOMINGOS TRIVI. (um padre italiano), na mesma cidade.

Mas, eu já fiz um propósito, quando eu for à minha cidade vou na Paróquia Matriz e vou pedir uma certidão do meu Batismo e colocá-lo num quadro no meu quarto. Esta é a verdadeira data de nosso nascimento!!! Pensem nisso!!!

Um feliz e santo domingo a todos!. Graça, paz e muita alegria em seus corações! Shalom!
--------------------------------------------------------------------
(*)autor é escritor e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu Blog Bem Viver – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
Fonte: textos extraídos do portal da CN. Em 10.01.2016, 10,11 horas.
--------------------------------------------------------------------

ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 12/01/2016
Código do texto: T5508503
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
ANTONI BIGCUORE
São Paulo - São Paulo - Brasil, 72 anos
2479 textos (938932 leituras)
87 áudios (65854 audições)
1 e-livros (163 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 15/10/19 00:29)
ANTONI BIGCUORE