"TIRANDO AS MÁSCARAS"
"Não somos como Moisés, que colocava um véu sobre a face para que os israelitas não contemplassem o resplendor que se desvanecia.
Na verdade as mentes deles se fecharam, pois até hoje o mesmo véu permanece quando é lida a antiga aliança. Não foi retirado, porque é somente em Cristo que ele é removido.
De fato, até o dia de hoje, quando Moisés é lido, um véu cobre os seus corações.
Mas quando alguém se converte ao Senhor, o véu é retirado.
Ora, o Senhor é o Espírito e, onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade.
E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito."
(2 Coríntios 3:13-18)
Moisés era um homem sábio e muito usado por Deus, mas usou véu primeiro para encobrir a Glória de Deus sobre seu rosto, mas depois mesmo sabendo que o efeito daquele brilho já havia desvanecido, continuava usando o véu par o povo continuar pensando que ele ainda estava sobre aquele efeito.
A bíblia é perfeita e não encobre nada de ninguém e nos mostra que os grandes homens que foram usados por Deus são cheios de imperfeições e passivos de erros e pecados como qualquer um de nós, isso nos encoraja a perseverar na caminhada, pois se eles com suas imperfeições conseguiram servir a Deus e o agradar, nós também conseguiremos.
Devemos tirar todos os véus e máscaras com as quais tentamos nos esconder e enganar a nós mesmos e aos outros, pois a Deus ninguém engana, mostrar quem realmente somos, deixar de dissimular nossos sentimentos, pensamentos, emoções e ações e parar de viver atrás de uma falsa aparência de santidade.
Contudo se ao nos desnudarmos não gostarmos da nossa imagem refletida no espelho, devemos buscar ajuda do nosso Criador, pois sem Ele nada podemos fazer, imploremos a Ele que nos transforme em uma nova criatura segundo Sua vontade, pois somos vasos de barro em suas mãos.
Será que estamos sendo honestos ou estamos encobrindo nossos defeitos?
Até que ponto somos capazes de ir para ocultar nossas faltas, imperfeições e falhas de caráter?
"Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície." (Mateus 23:27)
"Ele respondeu: "Bem profetizou Isaías acerca de vocês, hipócritas; como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.'" (Marcos 7:6)
O Senhor odeia a hipocrisia, mas ama a sinceridade, a clareza, a entrega verdadeira, ama aqueles que não deixam os seus sentidos embotados, mas conseguem reconhecer onde caíram, ama os que pedem perdão e possuem uma fé sem fingimentos, real, autêntica e conseguem passar esses exemplos as gerações futuras.
Vamos nos desnudar na presença de Deus e deixar Ele trabalhar em nós, vamos viver um dia de cada vez e tentar melhorar um pouco a cada dia, buscar sempre a verdade, tratar os outros como queremos ser tratados. Confessar a Deus nossos erros, fraquezas, faltas e imperfeições e pedir a Ele que nos ajude, a no dia seguinte, não repeti-los.
Não devemos deixar que a nossa falsa imagem, aquela que queremos que os outros vejam e pensem que somos, fique acima da nossa vontade de mudar, de crescer espiritualmente, de passar por uma real transformação e consequente cura e libertação da nossa alma; que não nos impeça de nos tornarmos pessoas verdadeiramente melhores aos olhos dos homens, porém principalmente aos olhos de Deus.
"Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.
É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência, as quais vocês praticaram no passado, quando costumavam viver nelas. Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar.
Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador."
(Colossenses 3:5-10)