Preparando o nosso Ano Novo

2015 ainda não terminou, e nós estamos cheios de expectativas, medos e esperanças quanto a como será 2016, devido às crises de ordem econômica, social, política e mesmo ambiental enfrentadas pelo Brasil e pelos outros países, que nos fizeram sentir angústias diante das inseguranças com que nos deparamos. Todos estes problemas nos forçaram a admitir que a vida é frágil e que, por mais que tentemos, não controlamos nada. Porém, ainda estamos vivos e cheios de sonhos e precisamos continuar, porque muitos dependem de nós e o mundo sempre será influenciado pelos nossos atos. Temos de admitir que precisamos parar de agir com intolerância para parar de disseminar o ódio e passar a agir de forma conciliadora, entendendo que diferenças como raça, religião, cultura e nacionalidade são superficiais e que, na verdade, todos nós somos iguais, pois somos todos seres humanos pertencentes a uma única espécie e viemos a este mundo para aprendermos a viver nele de forma pacífica e generosa. Talvez estas palavras pareçam tolas, mas não o são e temos vivido infelizes por sermos egoístas e apenas pensarmos no que o mundo pode nos dar e não no que podemos dar ao mundo. Se queremos que 2016 seja diferente, comecemos agora mesmo, no presente, a preparar nosso Ano Novo. De nada adiantarão simpatias e promessas se entrarmos em 2016 agindo da mesma forma, sem reavaliarmos nossas atitudes. Se continuarmos como estamos, o Ano será Novo, mas continuaremos as mesmas velhas pessoas, sem termos mudado como deveríamos. Portanto, comecemos mudando devagar em vez de prometer grandes mudanças. Abramos nossas mentes e corações para novas perspectivas, descubramos mais sobre nós mesmos e as demais pessoas, analisemos nossos sentimentos e expectativas, passemos a dar valor ao que realmente nos torna mais humanos, completos e livres e nos desfaçamos do que nos impede de evoluir, ser felizes e viver de forma plena. As mudanças tão essenciais podem começar hoje mesmo para que entremos em 2016 já como novas pessoas, sentindo-nos renascidos, prontos para recomeçar nossas vidas, cheios de amor e esperança para compartilhar, porque sempre crescemos na medida em que compartilhamos aquilo que possuímos de bom.