O mais importante é dar

Neste Natal que comemoraremos em meio a crises econômicas e sociais, devemos pensar no que é mais importante do que receber: dar. Ao falarmos em dar, não pensemos apenas em coisas materiais, presentes, doações, alimentos ou brinquedos, mas em fazermos da nossa vida um ato de dar, porque, se refletirmos bem, veremos que enriquecemos muito mais dando do que recebendo.

Se não pudermos dar algo material, podemos dar um sorriso, um gesto de carinho, uma palavra amiga ou um pouco do nosso tempo para tornar melhor a vida das pessoas. Se você der um sorriso sincero, você dará mais do que um sorriso: dará esperança e conforto aos corações das pessoas, que estão necessitadas de esperança neste tempo tão conturbado que estamos vivendo. Ao darmos amor, esperança e alegria, conseguimos transformar o ambiente, pois influenciamos positivamente as pessoas. E é importante pensarmos em dar algo de positivo em vez de ficarmos nos lamentando, reclamando e fazendo previsões sombrias que apenas deixarão as pessoas perdidas e pessimistas quanto ao futuro próximo. A vida está difícil, não precisamos torná-la pior. Então, vamos dar e compartilhar para enfrentarmos com mais força as dificuldades.

Quando nós damos, compartilhamos o que temos de melhor e renovamos a união das pessoas, pois elas veem que ainda há pessoas que se importam com as outras, que não pensam apenas em si mesmas e estão sinceramente interessadas em tornar o mundo mais humano, solidário e justo.

Sim, parece fácil falar, visto que estamos numa época em que grande parte da Humanidade está com os corações endurecidos e desesperançados quanto ao mundo, e é por isso que devemos ir além das palavras, começando a dar agora mesmo, de todas as formas, porque nenhum ato nosso será infrutífero e, ainda que não possamos perceber, sempre haverá alguém que nos ouvirá e será positivamente influenciado pelas nossas palavras sinceras e gestos de altruísmo. Se você puder dar algo material para as pessoas carentes, dê. Dê brinquedos, roupas e alimentos. Se você passa dificuldades financeiras, não diga que não tem o que dar. Você pode dar muito, porque todos têm muitas riquezas para compartilhar. Dê amizade e amor, acreditando que isso ajudará a manter o amor vivo no mundo.

Enquanto houver quem dê, o mundo e as pessoas permanecerão valendo a pena. Acreditemos nisso e isso será possível.