"A QUEM DAR OUVIDOS?"
"Então veio o Senhor, e pôs-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve."
(1 Samuel 3:10)
Essa era a quarta vez que o Senhor chamava Samuel e ele levantava e ia até o Sacerdote Eli achando que era ele quem o chamava; Samuel ainda não conhecia a voz do Senhor, pois até aquele dia, não havia tido uma experiencia pessoal com Ele.
Somente na quarta vez após o Sacerdote Eli dizer que aquela voz que ele estava ouvindo, era a voz do Senhor e que Samuel tinha que se dispor a ouvir e obedecer, foi que começou haver intimidade entre ele e o Senhor.
Assim como fez Samuel, devemos nós também fazer, quando o Senhor nos chamar devemos responder sempre de maneira positiva, colocando-nos a inteira disposição dEle e para isso, antes de qualquer coisa, como ovelhas, devemos aprender a reconhecer a voz do nosso pastor e buscar intimidade com Ele, para não sermos enganados por salteadores.
"As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;" (João 10:27)
Devemos ficar atentos às palavras do Senhor, pois são de total relevância e importância tanto para nós, como para aqueles que as transmitimos, os quais são carentes de pão vindo do céu e de salvação. Devemos transmitir as palavras de Deus de maneira que eles sintam desejo e necessidade de ouvi-las e serem alimentados por elas.
É nossa obrigação como cristãos, investir em relacionamentos em todos os âmbitos de nossa vida e nos disponibilizar a trabalhar, dedicar tempo, atenção e amor para lidar com as almas sedentas.
Ninguém nasce pronto, precisamos ser moldados e conduzidos pelo Espírito Santo de Deus, devemos descobrir onde estão as necessidades, falhas, erros e não somente apontá-los, mas buscar saídas, mostrar soluções.
Onde formos, onde chegarmos temos que fazer a diferença, ser relevantes, liderar e inspirar através de exemplos, mostrar a direção, ser luz, ser sal, temperar vidas mudando-as para melhor.
Devemos ter sempre em mente que não e a quantidade de palavras, mas a qualidade e o conteúdo das mesmas que fazem a diferença; o nosso testemunho de vida, nossas ações devem refletir a imagem de Cristo Ressurreto.
Todos os dias nosso primeiro desejo deve ser o de agradar a Deus e não aos homens, devemos preferir ser amados por Deus e odiados pelos homens por não fazermos o que eles fazem, andar na contramão do mundo e arrastar muitos com nossos exemplos. Não podemos nem devemos passar despercebidos por esse mundo, mas confrontá-lo com novas estratégias, renovar a nossa mente, nossa fé e esperança de um encontro com Cristo na nossa eterna morada celeste.
"Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo.
Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim.
Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação." (Hebreus 3:12-15)