A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A ARTE... "É PRIMAVERA!" "Até o meu computador saiu correndo para as duas janelas. Ele queria ver se realmente as flores estavam belas!". "O computador desmaiou... De amor". (Jorge Martins).

Viva a PRIMAVERA! Viva! Viva a estação das FLORES! Viva! Viva a estação dos AMORES! Viva!

Ontem, quando fui dormir no meu quarto-biblioteca, deixei as duas janelas abertas e a porta fechada. Por que a porta fechada? Por causa dos PETRALHAS DO PT. Porta fechada para me proteger dos ladrões. E ponto final. E por que as janelas abertas? Para esperar a PRIMAVERA...

Hoje, 23 de setembro de 2015, não me acordei. Na verdade fui acordado pelo som da PRIMAVERA, pelo perfume das FLORES e pelo canto dos PÁSSAROS, inclusive dos meus BEIJA-FLORES, que cantam mais alto e mais bonito do que os CURIÓS.

Devidamente acordado, então dei bom dia ao SOL, dei bom dia à PRIMAVERA, dei bom dia às FLORES, dei bom dia a todos os PASSARINHOS, dei bom dia aos IPÊS e às outras ÁRVORES, dei bom dia à NATUREZA e dei bom dia ao novo DIA. Só agora é que posso dar um otimista BOM DIA, às leitoras e aos leitores. BOM DIA leitoras. BOM DIA leitores.

Ao invés de dirigir-me ao meu trabalhoso computador, peguei uma das minhas folhinhas do Sagrado Coração de Jesus. A folhinha é de 2014, (Editora Vozes), pois não tive tempo nem dinheiro para comprar a folhinha de 2015. Culpado principal: A crise econômica do desastroso governo do Partido dos Trambiqueiros.

Fui direto à “página” 23 de setembro e lá encontrei: Dia Internacional da Memória do Comércio dos Escravos e sua Abolição. Principal Santo do dia: São Pio Pietrelcina. E mais: “Praticar a justiça e o direito agrada mais ao Senhor do que um sacrifício”. E mais: “Não acreditas? Não te preocupes: é DEUS que acredita em ti”. Conversei com os meus botões: nada de PRIMAVERA?

Retornei para a “página” 22 de setembro e lá encontrei: Santos: Focas/Santino/Emerano. E mais: “Dia do Técnico Agropecuário, dia da Banana e dia Mundial Sem Carro”. E mais: “Pois nada há oculto que não venha a ser descoberto, nem segredo que não chegue a se conhecer claramente”. E mais: “Todas as FLORES do futuro estão nas SEMENTES de hoje”. (Provérbio Chinês). E, finalmente o mais importante: Início da PRIMAVERA às 23h29.

Por causa de uns minutinhos devo brigar com a Igreja Católica? Devo brigar com os astrônomos? Qual o quê? Vou tirar minha dúvida, muito tempo depois, com um dos meus BEIJA-FLORES cientistas. O que eles disserem pra mim passará a ser um dogma ou uma lei. Encerrado o assunto!

Ainda na folhinha do Sagrado Coração de Jesus há uma importante mensagem sobre o Dia Mundial Sem Carro: “Esta data é uma oportunidade para que as pessoas experimentem vivenciar a cidade de outra forma. Transporte público, BICICLETA e mesmo a caminhada são alternativas saudáveis e cidadãs, que contribuem com o MEIO AMBIENTE, com a sua SAÚDE e até com a locomoção daqueles que realmente necessitam utilizar o carro, sobretudo em situações especiais de mobilidade...

...Até a carona solidária, combinada com um colega de escritório que more perto de sua casa, já ajuda bastante. Se você utiliza o carro no dia a dia, faça um desafio a si mesmo e descubra se você é capaz de passar um único dia no ano sem seu carro. A cidade, o planeta e nossas crianças agradecem! - (adaptado do site Vadebike no dia 21 de agosto de 2012)”.

A MÃE NATUREZA e o escriba também agradecem. E digo mais aos leitores: estou há aproximadamente 15 anos sem carro. Minha mobilidade urbana é feita com os pés, com minha bicicleta, com táxis e com caronas de parentes e amigos. Não sinto absolutamente nenhuma saudade de carros. A maioria dos carros são idiotas. Os fabricantes também.

No hemisfério sul (aqui incluso o Brasil), a PRIMAVERA começa no dia 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro, quando, então, tem início o verão.

Algumas frases e pensamentos sobre a PRIMAVERA.

1º - “Venham colibris: depois de 65 primaveras, hoje tem início mais uma primavera. Cuidem bem de todas as flores, principalmente das rosas vermelhas, que são as mais perfumadas e as mais belas”. (Jorge Martins).

2º - “A rosa vermelha pode até ser a flor do bem-querer. Concordo que nem todas as flores são tão perfumadas. No entanto todas as flores são belas”. “Os poetas com as suas bonitas poesias e os floricultores com as suas confusas criações, sãos os responsáveis por esta controvérsia”. (Autor desconhecido e controverso).

3º - “O inverno cobre minha cabeça, mas uma eterna primavera vive em meu coração”. (Victor Hugo).

4º - “Poderão arrancar todas as flores, mas não conseguirão acabar com a primavera”. (Lino J. Sonavilla).

5º - “Céu de primavera no jardim dorme a menina. Qual a flor do sonho?” (Anibal Beça).

6º - “Colhe a alegria das flores da primavera e brinca feliz enquanto é tempo. Sempre haverá os dias em que chegará o inverno e não terás o perfume das flores, nem o sol, nem a vivacidade das cores”. (Augusto Branco).

7º - “Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira”. (Che Guevara).

8º - “Sejamos como a primavera que renasce cada dia mais bela... Exatamente porque nunca são as mesmas flores”. (Clarice Lispector).

9º - “A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la”. (Cecília Meireles).

10º - “É preciso comprar arroz e flores. Arroz para viver e flores para ter pelo que viver”. (Confúcio).

11º - “Cores que aquarelam. Flores que primaveram”. (Padre Fábio de Melo).

12º - “Primavera é a forma da natureza nos dizer: vamos festejar”. (Robin Williams).

13º - “DEUS é muito criativo e também é poeta. Todas as primaveras ELE nos manda flores cada vez mais diferentes, cada vez mais perfumadas e cada vez mais belas”. (Jorge Martins).

14º - “É PRIMAVERA!” “Até o meu computador saiu correndo para as duas janelas. Ele queria ver se realmente as flores estavam belas”. “O computador desmaiou... De amor”. (Jorge Martins).

Algumas músicas sobre a PRIMAVERA.

Primavera.

Tim Maia.

Exibições: 951.360.

Quando o inverno chegar

Eu quero estar junto a ti

Pode o outono voltar

Eu quero estar junto a ti.

Porque (é primavera)/Te amo (é primavera)/Te amo, meu amor.

Trago esta rosa (para te dar)

Trago esta rosa (para te dar)

Trago esta rosa (para te dar). Meu amor.

Hoje o céu está tão lindo (vai chuva)/Hoje o céu está tão lindo (vai chuva).

Hoje o céu está tão lindo (vai chuva)

Hoje o céu está tão lindo (vai chuva).

Sol de Primavera.

Beto Guedes.

Exibições: 334.801.

Quando entrar setembro

E a boa nova andar nos campos

Quero ver brotar o perdão

Onde a gente plantou

Juntos outra vez.

Já sonhamos juntos/Semeando as canções no vento/Quero ver crescer nossa voz/No que falta sonhar.

Já choramos muito

Muitos se perderam no caminho

Mesmo assim não custa inventar

Uma nova canção.

Que venha nos trazer/SOL de PRIMAVERA/Abre as janelas do meu peito/A lição sabemos de cor/Só nos resta aprender.

Já choramos muito

Muitos se perderam no caminho

Mesmo assim não custa inventar

Uma nova canção.

Que venha nos trazer/SOL de PRIMAVERA/Abre as janelas do meu peito/A lição sabemos de cor/Só nos resta aprender.

Primavera.

Eliana.

Exibições: 89.441.

Respiramos Alegria - é a PRIMAVERA

É a PRIMAVERA, é a PRIMAVERA.

As flores se abrem perfumando o ar/Tudo que é bonito sai prá se mostrar/Cada novo dia é uma festa pra viver/Uma poesia que o sol faz nascer.

Uma aquarela em todo lugar

Toda a natureza quer se namorar

É como se o mundo se enfeitasse de azul

Ou de um arco-íris que ligasse o norte ao sul.

Todas as pessoas nas cidades respirando PRIMAVERA/Tudo que tem vida pelas matas respirando PRIMAVERA.

Um sorriso mostra como é fácil ser feliz

Um show de alegria, todo mundo pede bis

(Sim). É a estação dos namorados

Tudo é lindo quando é PRIMAVERA.

Uma borboleta vem anunciar/Que a estação das cores veio pra ficar/É como se o sonho despertasse pra viver/Uma poesia que o sol faz renascer.

Uma aquarela em todo lugar

Toda natureza quer se namorar

É como se o mundo se enfeitasse de azul

Ou de um arco-íris que ligasse o norte ao sul.

Todas as pessoas nas cidades respirando PRIMAVERA/Tudo que tem vida pelas matas respirando PRIMAVERA.

Um sorriso mostra como é fácil ser feliz

Um show de alegria, todo mundo pede bis

(Sim). É a estação dos namorados

Tudo é lindo quando é PRIMAVERA.

Todas as pessoas nas cidades respirando PRIMAVERA/Tudo que tem vida pelas matas respirando PRIMAVERA.

Eu sei que tudo nessa hora pode acontecer.

Só falta agora a primavera me trazer você.

Observação do escriba: Ouvindo e assistindo o vídeo da cantora Eliana (Primavera), aparecem as seguintes flores: Hortência, Orquídea, Azaléia, Bromélia, Dente de Leão, Copo de Leite, Onze Horas, Margarida, Flor do Cerrado/Caliandra, Crisântemo, Flor do Tigre, Flor Amarela de Cacto, Girassol, Lavanda, Lírio, Rosa Branca, Rosa Amarela, Rosa Vermelha, Chá Branco e Tulipa.

Amor de Primavera.

Gusttavo Lima.

Um amor de PRIMAVERA

Não termina no verão,

no outono ele floresce

No inverno é só paixão.

Eu pensei que fosse fácil/Esquecer aquele amor/Mais quando veio a saudade/Foi demais a minha dor.

Quando veio a saudade

Foi demais a minha dor

Uuuuooououu

Uuuuooououu.

Coração que sai vencido/Quase sempre tem razão/É a razão que sempre vence/Nunca teve coração.

O amor é como um dia

É a luz na escuridão

Traz de volta a alegria

Onde existe solidão.

Traz de volta a alegria,/ onde existe solidão/Uuouououuou/Uououououou.

Primavera.

Carlos Lyra e Vinicius de Moraes.

Exibições: 25.289.

O meu amor sozinho

É assim como um jardim sem flor

Só queria poder ir dizer a ela

Como é triste se sentir saudade.

É que eu gosto tanto dela/Que é capaz dela gostar de mim/Acontece que eu estou mais longe dela/Que da estrela a reluzir na tarde.

Estrela, eu lhe diria.

Desce à terra, o amor existe.

E a poesia só espera ver nascer a PRIMAVERA.

Para não morrer.

Não há amor sozinho/É juntinho que ele fica bom/Eu queria dar-lhe todo o meu carinho/Eu queria ter felicidade.

É que o meu amor é tanto

É um encanto que não tem mais fim

E, no entanto ela não sabe que isso existe

É tão triste se sentir saudade.

Amor, eu lhe direi/Amor que eu tanto procurei/Ah! Quem me dera eu pudesse ser/A tua PRIMAVERA e depois morrer.

Derradeira Primavera.

Tom Jobim.

Exibições: 10.939.

Põe a mão na minha mão

Só nos resta uma canção

Vamos, volta, o mais é dor

Ouve só uma vez mais

A última vez, a última voz

A voz de um trovador.

Fecha os olhos devagar/ Vem e chora comigo/ O tempo que o amor não nos deu/ Toda a infinita espera/ O que não foi só teu e meu/ Nessa derradeira PRIMAVERA.

Observação do escriba: Entre as músicas acima selecionadas, a mais famosa é a de Tim Maia (Primavera). No entanto a que mais fala da verdadeira primavera é a da cantora Eliana (Primavera). Na letra, refere-se à primavera como sendo a estação das flores e a estação do amor. Não foi por acaso que o computador desmaiou... (de amor, foi amor ou por amor)...

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia. Na estação das flores e dos amores, desejamos a todos os leitores, muita paz, muita saúde e muitos amores, durante toda a primavera. Boa leitura e bom dia.

Aracaju, quarta-feira, mais um dia do nascimento da PRIMAVERA, 23 de setembro de 2015.

Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573.

Fontes: (1) – Dra. Internet. (2) – Dr. Google. (3) – Dra. Wikipédia. (4) – Dr. Computador. (5) – PRIMAVERA. (6) – Outras fontes.