A BEM-AVENTURADA IRMÃ DULCE e São Cassiano (séc. IV) - MODELOS DE VIDA DE EVANGELHO
13 de Agosto – Bem-aventurada Dulce dos Pobres
Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, nascida em 26 de maio de 1914, filha de Augusto Lopes Pontes e Dulce Maria de Souza.
Maria Rita foi uma criança muito alegre, gostava de brincar de boneca, empinar pipa e com adoração por futebol (torcedora do Esporte Clube Ypiranga). Desde muito nova já mostrava dedicação a pessoas carentes, mendigos e doentes. Aos 13 anos transformou a casa da família em um centro de atendimento a estas pessoas. Sua casa ficou conhecida como “A Portaria de São Francisco”, por conta do número de carentes que se aglomeravam à porta. Nesta época Maria Rita manifestou pela primeira vez o desejo de se dedicar a vida religiosa. Após seis anos, Maria Rita se transformou em Irmã Dulce.
Em sua vida religiosa, Irmã Dulce abraçou todos em seu caminho, ajudou aqueles que ninguém queria, e até hoje mantém seus braços abertos em suas obras sociais.
“Quando nenhum hospital quiser aceitar algum paciente, nós aceitaremos. Esta é a última porta e por isso eu não posso fechá-la”, disse Irmã Dulce.
O processo de beatificação teve início em 2000, passando por várias etapas. Em 22 de maio de 2011, Irmã Dulce foi proclamada Beata. O decreto de beatificação de Irmã Dulce foi assinado pelo papa Bento XVI no dia 10 de dezembro de 2010, após reconhecimento de um milagre da freira. Ela é a primeira baiana a se tornar beata.
A bem-aventurada Dulce dos Pobres tem sua data no calendário litúrgico no dia 13 de agosto.
“Se fosse preciso, começaria tudo outra vez do mesmo jeito, andando pelo mesmo caminho de dificuldades, pois a fé, que nunca me abandona, me daria forças para ir sempre em frente.” (Irmã Dulce)
Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=santo&id=885#ixzz3ihJMVBtr
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Share on tumblr Share on twitterShare on facebookMore Sharing Services
0
Publicado em Artigos em 13 ago 2015
Nenhum comentário.
14 ago 2015 às 1:13 pm, joão bosco Diz:
Seu comentário está aguardando moderação.
Obrigado pela linda mensagem.
Irmã Beato Dulce – rogai por nós todos. Amém.
______________________________
REFLEXÃO DIÁRIA: 13 DE AGOSTO DE 2015
Morto a estiletadas
Palavra do homem
Na igreja de Ímola, na Itália, existe um quadro que chama a atenção dos visitantes: um homem coberto de feridas, membros descarnados, cercado de meninos que ferem seu corpo com estiletes escolares.
A todos que perguntam a razão daquela cena bárbara, o guia explica:
– Trata-se de São Cassiano, professor muito consciencioso e sério no seu dever. Viveu nos primeiros séculos do cristianismo, mo auge das perseguições contra os cristãos. Negou-se a oferecer sacrifício aos deuses pagãos e foi entregue à justiça romana. O juiz aplicou-lhe uma sentença tão inédita quão satânica. Devia ser morto pelos próprios alunos a poder de caçoadas e torturas.
Alguns atiraram na sua cabeça as lousas escolares. Outros picaram suas carnes com os estiletes. Sabe-se que antigamente as crianças escreviam em lousas cobertas com leve camada de cera. Os lápis eram estiletes pontiagudos.
O tormento foi longo e doloroso. Por fim o mártir expirou, todo perfurado e sangrando.
Palavra de Deus
São Paulo fala das torturas pelas quais passou:
– Cinco vezes recebi dos judeus os quarenta açoites, menos um. Três vezes fui flagelado com varas. Uma vez apedrejado. Três vezes naufraguei, Uma noite e um dia passei no abismo das águas. Viagens sem conta, exposto a perigos nos rios, perigos de salteadores, perigos da parte de meus concidadãos, perigos da parte dos pagãos, perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar, perigos entre falsos irmãos. Trabalhos e fadigas, repetidas vigílias, com fome e sede, frequentes jejuns, frio e nudez… (2Cor 11,24-27)
Palavra para a vida
– Será que a má conduta dos jovens não vem do mau exemplo dos grandes?
– Como está o problema do menor em minha comunidade?
Hoje fazemos memória de São Cassiano (séc. IV) e da Bem-aventurada Irmã Dulce.
Share on tumblr Share on twitterShare on facebookMore Sharing Services
0
Publicado em Reflexão Diária em 13 ago 2015
Nenhum comentário.
14 ago 2015 às 1:23 pm, joão bosco Diz:
Seu comentário está aguardando moderação.
Será que os jovens conseguem dar a atenção aos pais e educadores num mundo em que é dominado pela internet e celulares?
Quantos jovens fazem a diferença quando há tanto medo e maldade em casa e na sociedade?
A IGREJA vem se modificando pelas pastorais e liturgias para responde tais questões. O Papa Francisco tem sido exemplo de alegria, coragem e testemunho e denúncia, organizando a Igreja na experiência viva do Evangelho e se abrindo as demandas de uma sociedade paradoxal e sedenta de Deus e do Amor.
http://paroquiaimaculadaconceicao.com.br/reflexao-diaria-13-de-agosto-de-2015/comment-page-1/#comment-4584