Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DOMINGO 26.07.2015

Antoni BigCuore*
Data: 24/07/2015, 6ª feira, às 17,21 horas.

                   EVANGELHO SEGUNDO JOÃO (6, 1-15)
 ------------------------------------------------------------------------------
Naquele tempo, 1Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades.
2Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. 3Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com os seus discípulos.

4Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus.
5Levantando os olhos e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?”
6Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer.

7Filipe respondeu: “Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um”.
8Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: 9“Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isto para tanta gente?”

10Jesus disse: “Fazei sentar as pessoas”. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens.
11Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes.
12Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!”
13Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido.

14Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: “Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo”.
15Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte.
-------------------------------------------------------------------------------
LECTIO DIVINA – A. BIGCUORE: O presente Evangelho nos remete à idéia da prefiguração eucarística. Os discípulos estavam preocupados, bem como Jesus, com a multidão que O seguiam, com o alimento material. Por isso, multiplica os pães e peixes e os servem a cerca de cinco mil pessoas, que nos fala o evangelho.

O mais importante de tudo, é nós cristãos, nos preocuparmos com o PÃO DO ESPÍRITO, ou seja, a Palavra de Deus, bem como o CORPO DE CRISTO contido na Santa Eucaristia, ao ensejo das celebrações semanais e dominicais.

O maior encontro de um cristão com Jesus, se dá na Eucaristia!. Também igualmente importante é o encontro com Jesus, nas Sagradas Escrituras, sobretudo nos seus Evangelhos. Outra forma de se encontrar com Jesus, é em uma visita a um doente, sobretudo nos hospitais.

Ajuda ao próximo, tanto moral quanto materialmente também é uma forma bem concreta de sentir o “animus” de Cristo.
Sem a experiência com Deus, não vamos adquirir a INTIMIDADE com Ele. Para evoluirmos na fé, é imperativo estudarmos diariamente a Palavra de Deus, bem como participar, pelo menos aos domingos, das Celebrações Eucarísticas.

Trazendo também o texto para os nossos dias, notamos que o problema da FOME NO MUNDO, continua muito sério. Bilhões de seres humanos estão subnutridos. E a pior vergonha é em nosso País, o Brasil, um País de dimensões continentais e não consegue acabar com a fome, por falta de vontade política.

“Feliz a Nação cujo Deus é o Senhor, o povo que Ele escolheu como herança”. (Salmo 33/32, 12).  O Brasil está precisando de conversão, sobretudo de nossos políticos que não conseguem enxergar um milímetro além de seus próprios umbigos!!!
Jesus, no presente texto, realiza a essência de sua filosofia, qual seja, PARTILHAR os bens com todos! Quem tem mais, doa mais, quem tem menos doa menos. Não há felicidade sem partilha!

Deus abençoa a quem dá com alegria! Sejamos generosos e solidários com os mais fragilizados de nossa sociedade. Assim, estaremos dando a nossa contribuição para o aprimoramento do Reino de Deus.
Graça e bênçãos de saúde, paz, prosperidade e muita alegria em seus corações! Amém!.
-------------------------------------------------------------------------------
(*) Autor é Escritor e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu Blog Bem Viver – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
-------------------------------------------------------------------------------
ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 25/07/2015
Reeditado em 11/09/2015
Código do texto: T5322953
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
ANTONI BIGCUORE
São Paulo - São Paulo - Brasil, 72 anos
2479 textos (938960 leituras)
87 áudios (65856 audições)
1 e-livros (163 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 15/10/19 06:06)
ANTONI BIGCUORE