REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DOMINGO 26.07.2015

Antoni BigCuore*

Data: 24/07/2015, 6ª feira, às 17,21 horas.

EVANGELHO SEGUNDO JOÃO (6, 1-15)

------------------------------------------------------------------------------

Naquele tempo, 1Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades.

2Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. 3Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com os seus discípulos.

4Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus.

5Levantando os olhos e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?”

6Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer.

7Filipe respondeu: “Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um”.

8Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: 9“Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isto para tanta gente?”

10Jesus disse: “Fazei sentar as pessoas”. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens.

11Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes.

12Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!”

13Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido.

14Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: “Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo”.

15Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte.

-------------------------------------------------------------------------------

LECTIO DIVINA – A. BIGCUORE: O presente Evangelho nos remete à idéia da prefiguração eucarística. Os discípulos estavam preocupados, bem como Jesus, com a multidão que O seguiam, com o alimento material. Por isso, multiplica os pães e peixes e os servem a cerca de cinco mil pessoas, que nos fala o evangelho.

O mais importante de tudo, é nós cristãos, nos preocuparmos com o PÃO DO ESPÍRITO, ou seja, a Palavra de Deus, bem como o CORPO DE CRISTO contido na Santa Eucaristia, ao ensejo das celebrações semanais e dominicais.

O maior encontro de um cristão com Jesus, se dá na Eucaristia!. Também igualmente importante é o encontro com Jesus, nas Sagradas Escrituras, sobretudo nos seus Evangelhos. Outra forma de se encontrar com Jesus, é em uma visita a um doente, sobretudo nos hospitais.

Ajuda ao próximo, tanto moral quanto materialmente também é uma forma bem concreta de sentir o “animus” de Cristo.

Sem a experiência com Deus, não vamos adquirir a INTIMIDADE com Ele. Para evoluirmos na fé, é imperativo estudarmos diariamente a Palavra de Deus, bem como participar, pelo menos aos domingos, das Celebrações Eucarísticas.

Trazendo também o texto para os nossos dias, notamos que o problema da FOME NO MUNDO, continua muito sério. Bilhões de seres humanos estão subnutridos. E a pior vergonha é em nosso País, o Brasil, um País de dimensões continentais e não consegue acabar com a fome, por falta de vontade política.

“Feliz a Nação cujo Deus é o Senhor, o povo que Ele escolheu como herança”. (Salmo 33/32, 12). O Brasil está precisando de conversão, sobretudo de nossos políticos que não conseguem enxergar um milímetro além de seus próprios umbigos!!!

Jesus, no presente texto, realiza a essência de sua filosofia, qual seja, PARTILHAR os bens com todos! Quem tem mais, doa mais, quem tem menos doa menos. Não há felicidade sem partilha!

Deus abençoa a quem dá com alegria! Sejamos generosos e solidários com os mais fragilizados de nossa sociedade. Assim, estaremos dando a nossa contribuição para o aprimoramento do Reino de Deus.

Graça e bênçãos de saúde, paz, prosperidade e muita alegria em seus corações! Amém!.

-------------------------------------------------------------------------------

(*) Autor é Escritor e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu Blog Bem Viver – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

-------------------------------------------------------------------------------