Natal é...
Natal é...
“Bonito” ver como as pessoas se mobilizam por esta data.... sob o argumento de que é preciso comemorar o nascimento de Jesus Cristo e que isto simboliza a renovação da vida!
Realmente a idéia de renovação e o espírito natalino torna mais sensíveis as pessoas..mais dispostos a “dar a mão ao outro”... a fazer a “ nossa doação de cesta básica de todo ano...” a visitar uma instituição de longa permanência ... pra desencargo de consciência de não ter feito nada durante o ano todo... a passar horas a fio num shopping lotado comprando ...comprando e comprando mais... Concepção infeliz!!!!
Não sei se foi bem essa a idéia de renovação que Jesus Cristo gostaria que simbolizasse o nascimento dele... Só acho que ele deve estar definitivamente desapontado com a imagem descartável que estão firmando!!
Qual o sentido do natal???
Natal é o pouco-antes do fim e o (re)começo de novos sonhos, novas esperanças. É momento de profunda reflexão, de avaliação do que foi e do que poderia ter sido!! De mergulhar no desalento de um mundo tão ... tão injusto e recorrer às forças da ideologia e da vontade de contribuir com a mudança do mundo... Fortalecer os ideais, para as práticas!!! E na execução da prática..fortalecer os ideais!
Gostaria que as pessoas se mobilizassem o ano todo, todo ano, para verem além de seus umbigos... além de seus interesses individualistas... além do diploma( papel sem sentido quando não serve a quem deveria servir – a população como um todo) ...
Aos meus/minhas amigos/as...
Aos meus/minhas companheiros/as...
Aprendi muito esse ano.. Apanhei muito da vida! Mas recebi lições construídas por essas experiências que não têm preço... que vou levar pro resto da minha existência... na inconstância da vida.. caminhei na corda bamba... pernas lá e pernas cá ... nos delizes consegui me equilibrar.. Em alguns momentos poderia ter me esforçado mais.. em outros fiz o máximo que pude...
Conheci pessoas fantásticas .. Mas também conheci mais a mim mesma... poderia ter me dedicado mais a alguns , menos a outros...
Decepcionei-me com outras tantas... mas ponderei ... e agente vai se esforçando para superar as mágoas ... deixar o coração, a mente-corpo limpo! Capaz de amar independente da dor...
Na impaciência da vida.. no imediatismo e na desatenção , no uso indevido dos sentidos... agente vai aprendendo a viver... Despertando para a paciência histórica (no micro e no macro)... ponderando uma e outra atitude e esforçando-se para usar todos os sentidos de que se dispõe com equilíbrio ...
Ter vivenciado as experiências desse ano com vocês me tornou mais humana... mais forte... Mais um capitulo importante de minha vida foi escrito por várias mãos!!!
Sou grata aos que, independente da experiência que tiveram comigo, boa ou ruim, ajudaram-me a construir esses capítulos da minha história.
Alguns rascunhos estão sendo melhorados.. espero contar com vocês para melhorá-los!!!e para construir novos outros capítulos.
Feliz natal!! O natal com sentido!
E que venha 2008... com desafios para serem superados porque sem eles a vida fica sem graça!
Xerão em todos e todas!!!!!
24 de dezembro de 2007.