O PRESENTE ESQUECIDO

O PRESENTE ESQUECIDO

Houve um tempo em minha vida, lá pelos meus 8 anos que eu esperava ansiosamente o dia 25 de natal para acordar cedo e ver qual era o meu presente que papai Noel deixara. A alegria era tanta, por mais que não fosse o mais recente velocípede bandeirante, a bicicleta tigrão da caloi, ou ainda a monareta Monark.

Era uma época em que a mídia ainda não tão feroz como hoje, já nos aliciava, incutindo-nos na mente a necessidade de se presentear.

Mais tarde, já próximo aos 14 agostos de minha vida, ainda sonhava com a agora bike tigrão,e a minha tristeza não poderia ter sido maior ao ver o meu sobrinho, 4 anos mais novo, receber aquela relíquia azul, sendo entregue pelos homens da loja.

Minha mãe, talvez por entender que eu não tinha mais idade para ganhar brinquedos, resolveu me dar um livro que achara em seus velhos guardados.

A partir dali não consegui mais acreditar naquele papai Noel que presenteava uns e deixava de lado outros.

O livro na época, sequer cheguei a ver direito. Hoje algumas décadas após, remexendo um velho baú, reencontro-me com tal preciosidade e deparo-me com a sabedoria daquela que provavelmente, rebuscando as reminiscências de vidas outrora, pois nesta mal teve tempo para aprender a assinar o nome, com a experiência de quem já viveu muitos tempos idos, fez-me rever pontos de vista, ao ler aquele almanaque que contém mensagens edificantes e belas.

Nas páginas amareladas que serviam de banquete para as traças e, em meio às crateras perfuradas pelos cupins que se deliciavam, pude ler algumas de suas anotações:

PRESENTE: O que se dá como agrado?

Ou que assiste pessoalmente?

PRESENTEAR: Dar presentes? ou

PRESENCIAR: Se fazer presente?

O homem tentando de si mesmo se afugentar

Busca através de presentes

Se fazer presente;

Deixando de se estar.

Quantas vezes um simples gesto de mão;

Um beijo no rosto dado com o coração;

Faz a alma ressuscitar.

O maior presente que u’a mãe tem

É saber que no futuro bem mais além

Apesar da resistência de outrem

Com fé e persistência

Consegue formar um homem de bem.

Meu filho amado e querido;

Saiba que o pranto que umedece o meu rosto lacrimoso;

É fruto de um choro incontido;

A alegria de te ver crendo em Deus, Pai, Justo e Caridoso;

É a felicidade do dever cumprido.

Creia que graças a misericórdia e o amor de Deus;

Estais sempre presente nos pensamentos meus.

Quando sintonizares com o Alto através da oração;

Que Ele te abençoe, dando-te paz ao teu coração.

E o amigo leitor que teve a paciência de acompanhar este relato até aqui.

]

Em tempos de tanto apelo comercial para o dia das mães, dos pais do natal do papai Noel e não de Jesus...

...ressaltamos novamente: vale mais dar presente ou se fazer presente?

PEDRO FERREIRA SANTOS (PETRUS)

15/12/07