O coração manjedoura.

Jesus nasceu!!

Quando Cristo estava prestes a nascer, para cumprir uma determinação legal, os seus pais tiveram que fazer um deslocamento até a cidade de Belém, cerca de 120 KM da Galiléia, a fim de serem recenseados.

Maria estava grávida!

O sol estava quentíssimo, a poeira, um adversário e os meios de transporte não eram tão confortáveis e rápidos como os de hoje.

Definitivamente aquela jornada não seria fácil...

Montada num jumentinho e sendo puxada por José, demoraram longas horas, quiçá dias para fazer o percurso...

Naquela oportunidade, o alimento era escasso.

Água para beber - essencial à sobrevivência - um tesouro a ser encontrado pelo caminho

Por que Deus não utilizou de seu poder para levá-los de uma forma extraordinária e menos cansativa àquele lugar? Afinal, no ventre daquela mulher não estava o Primogênito de toda criação?

Deus tem formas e jeitos de fazer as coisas, que nós muitas vezes não entendemos e não raras as vezes, queremos questionar.

Mas, Ele agiu da sua forma, de acordo com a sua soberania e mais elevada vontade. Assim foi... assim nos mostra a história.

Por fim, chegaram a Belém.

Fatigados da viagem, queriam tão somente um lugar confortável para descansar.

Como seria agradável um belo banho, um jantar quentinho e, logo após, uma cama macia para repousar os seus corpos e envolvê-los com lençóis limpos e cheirosos!!!

Inicia-se a procura por uma hospedaria.

- Não tem vagas, responde um.

- Estamos lotados, afirma o outro...

- Não temos mais quartos, todos estão cheios...

E assim, uma esperança após outra, foi sendo frustrada.

Ó céus!! Chegaram tarde! E agora, o que fazer, onde ir?? Não tem parentes, nem aderentes, amigos ou conhecidos...

Eis que a noite se aproxima. É melhor procurar um lugar para passar a noite e buscar uma hospedaria no dia seguinte.

Assim, cansados e cabisbaixos vão se retirando da cidade, até encontrar um curral, local para animais de carga.

Não parece ser um local bem adequado, mas era o que tinha para aquele momento.

O cheiro não era nada agradável, a sujeira é evidente. Provavelmente, haviam carrapatos, insetos..

Todavia, de um jeito carinhoso e protetor, José separa o melhor lugar para Maria, pois, como é sabido, toda gestante precisa de uma atenção especial.

Ele tinha convicção de que se aproximava o tempo da criança nascer.

Então, Maria se deita, enquanto José se afasta um pouco para pensar na vida.

Neste momento, ele escuta Maria gritando de dor! Imediatamente, corre ao seu encontro e, desesperado percebe que sua amada Maria estava tendo contratações. O seu filho estava nascendo...

O que fazer? Não há médicos, não há parteiras por perto..

Ele era um simples carpinteiro.. não tinha a mínima noção de como proceder.

Enquanto isso, as dores se intensificaram e de uma forma extraordinária nasce o Redentor!

O verbo de Deus se fez carne entre nós!

Naquele momento, em um local inóspito, ocorreu o maior evento da história da humanidade.

Naquele dito instante, Nascia o Emanuel, o Deus conosco.

Lágrimas nos olhos de Maria e lágrimas nos olhos de José!

Alegria inaudita!

Júbilo na terra e no Céu, pois nasceu o Redentor!

Não nasceu em um castelo.

Não nasceu em uma casa confortável.

Não nasceu na hospedaria..

Nasceu sim, num lugar simples, mas com grande significado.

Após os cuidados iniciais com o recém nascido e diminuir o momento dá euforia, Jesus foi colocado numa manjedoura (coxo onde se coloca alimentos para os animais).

Não era uma a cama macia da hospedaria, mas a dureza de uma manjedoura, minimizada com panos e os cuidados dos seus pais terrenos.

O amor supera tudo!

Imagino que a manjedoura do curral e a cama da hospedaria, podem ser comparados aos nossos corações.

O Cristo está prestes a nascer e Ele procura um lugar..

Mas a hospedaria está lotada com pessoas e coisas mais “especiais” e com mais “prioridades”.

Na hospedaria não há lugar para Cristo nascer, porque todos eles estão ocupados com sonhos, projetos e outros deuses..

Não há espaço na hospedaria para o Mestre do Amor! Nega-se a vaga para Jesus na hospedaria limpa, cheirosa e confortável.

Sobrou, portanto, o coração manjedoura... local sujo, com odor desconfortável, mas que teve privilégio de ver nascer o Filho do Deus Altíssimo.

Nele as imperfeições e durezas são transformadas em jugo suave e fardo leve.

A desesperança transforma-se esperança.. a Injustiça em justiça e a tribulações em paz.

Nasce juntamente com Jesus, a expectativa de uma vida eterna e coisas extraordinárias que nenhum pensamento humano é capaz de imaginar.

JESUS nasceu! O eterno pai do céu seu filho ao mundo deu... Este é o canto que ressoa.

Obrigado, Jesus! Agradeço por contrariar lógica humana e escolher o meu coração manjedoura para nascer e fazer morada.

Por: Ezequias Vitorino.

Ezequias Vitorino
Enviado por Ezequias Vitorino em 16/12/2020
Reeditado em 24/12/2020
Código do texto: T7137308
Classificação de conteúdo: seguro