NESTE NATAL EU QUERO!

Eu Quero!

©A. F. Dupré

Aproxima-se o Natal. As luzes da cidade brilham. As ruas estão lindamente enfeitadas com presépios , árvores e adornos natalinos. Os shopping exibem nas vitrines de suas lojas variedade de presentes de todos os preços, para todos os gostos.

Abrem-se os corações para receber o menino Jesus.

Mais uma vez renova-se a tradição da troca de presentes. Sorteiam-se os "amigos ocultos". A cada dia um evento. Ora um almoço, ora um encontro de amigos, parentes, integrantes de associações, empresas e tantas outras festividades natalinas.

As lojas estão lotadas! Todos fazendo compras para presentear os entes queridos e até para doarem a Instituições que abrigam aqueles carentes de um lar, de uma família...

Assim, vou, desde já, fazer os pedidos dos meus presentes deste ano. São muitos, infinitos, mas eu quero. Quero muitos presentes!

Eu quero sonhar, sonhar muito. Sonhos de amor e paz. Eu atraio o que sonho. Eu quero, eu posso realizar os meus sonhos!

Eu quero meu crescimento espiritual e, porque não, na cultura capitalista, prosperidade material.

Eu quero poder comprar os bens que eu não sei fazer.

Eu quero confidenciar: não sei produzir o próprio sustento nem o abrigo ou o agasalho para me protegerem das intempéries, da violência da natureza!

Eu quero, assim, agradecer aos meus semelhantes que constroem meu abrigo; produzem meu alimento; aviam o medicamento que alivia minha dor.

Eu quero ter forças para atrair toda a energia positiva do universo. Afastar de minh’alma os pensamentos e a ações deletérias, dos ditos “pecados capitais”; a avareza a gula, a inveja, a ira, a luxúria, a preguiça, a soberba.

Eu quero humildemente implorar o perdão por todas as mágoas, por todo sofrimento e decepção que causei a quem em mim depositou confiança!

Eu quero declarar, peremptoriamente que em meu coração não há espaço para o rancor, para a mágoa. Só para o amor!

Eu quero energia divina para suportar e superar todos os males que possam afligir meu corpo e meu espírito!

Eu quero entender o suicida que despreza o corpo que lhe foi dado para cuidar!

Eu quero entender a genialidade do homem, será ele realmente feito à semelhança do Ser Supremo?

Eu quero compreender: o que faz o ser humano em detrimento da dignidade, da honra, expor, em desfile de ego, sua imagem a cenas degradantes, por um efêmero instante de fama, de glória? Boa fama? Má fama? Inglória?

Eu quero entender porque pais matam filhos, filhos matam pais, irmãos matam irmãos!

Aproxima-se o Natal e por isso eu quero...Eu quero ter? eu quero ser?

Eu quero saber por que o líder carismático domina a vontade do homem, embriaga sua mente e arrasta a multidão em êxtase, para o bem ou para o mal.

Eu quero entender porque o fanatismo sobrepõe-se à razão, acirra a intolerância e transforma uma simples competição, uma divergência de idéias em sangrento conflito armado.

Eu quero saber qual o ideal do terrorista - do "homem bomba" - que destrói a si e a outrem. Há, me digam algum ideal?.

Eu quero saber, me digam por que eu quero saber: tem limite a inteligência do ser humano?

Eu quero que me expliquem a razão pela qual o homem produz armas mortíferas, com poder cada vez maior de destruir o seu semelhante. Qual a motivação do homem que de tudo desprendido, dedica a vida à pesquisa científica. Que cria vacinas para imunizar a humanidade dos males e remédios para minorar suas dores, alongar a vida?

Eu quero saber: o que é a informática, a cibernética e a internet, que tanto informa, aproxima e isola as pessoas?

Eu quero entender por que o homem tiraniza o semelhante.

Eu quero poder ouvir a boa música, apreciar as obras de arte, criações da sensibilidade do artista, da genialidade, da imaginação do inventor!

Eu quero amar cada vez mais ao próximo do que a mim mesmo!

Aproxima-se o Natal e por isso eu quero...

Eu continuo em dúvida e quero saber: quem sou eu, de onde vim para onde irei...

Eu quero saber por que somos tão semelhantes, tão diferentes...Seremos todos deste planeta?

Eu quero saber: porque o homem explora o universo? Em busca de um novo lar?

Eu quero viajar, conhecer outras culturas, outros povos

Eu quero estar no lugar certo, na hora certa, onde haja a harmonia, o amor! Qual será esta hora? Onde é esse lugar? Me digam, eu preciso saber!

Eu quero entender e dominar todos os idiomas, todos os dialetos deste planeta. Quais as razões de tanta diversidade?

Eu quero... Eu quero apreciar a mansidão dos lagos, dos mares, temer a fúria devastadora dos tornados, dos terremotos, dos maremotos, a violência da natureza...

Eu quero saber , por favor me digam: porque a aridez do deserto, o frescor da floresta a suave dança das cascatas, o agradável aroma das flores na primavera.

Eu quero saber, por que os irracionais matam para sobreviver enquanto os racionais simplesmente matam...

Eu quero que a humanidade se livre deste vírus que nos causa tanta enfermidade

Jesus está chegando, por isso eu tenho pressa, eu quero saber muito mais

Eu quero muito mais. Eu quero ir além, sair do labirinto, desvendar o enigma da mente humana, da vida!

eu quero...

Feliz Natal, próspero Ano Novo!