O Natal

Houve uma época, não muito distante, a mais ou menos 30 anos, em que a celebração do NATAL tinha um significado muito importante para todos.

Ao menos para mim e meus familiares, e isto está vivo em minha memória, esta data era esperada e comemorada de forma diferente, ou quem sabe da forma correta.

Naquelas oportunidades, preparava-mos o nosso espírito e íamos visitar o presépio que minha madrinha de batismo (Zezé) construía com muita dedicação e zelo, para comemorarmos aquele acontecimento.

Lembro-me que tínhamos oportunidade de presenciar e sentir tudo o que o Natal através daquele presépio representava: Manjedoura, Reis Magos, Estrelas, Árvore com enfeites, Animais e principalmente o Menino Jesus, razão maior de nossas comemorações.

Bem, acho que estou me referindo a um tempo em que os valores para a ocasião, eram verdadeiros e que a emoção e a simplicidade imperavam, pois o aniversariante era realmente o motivo maior da celebração.

No entanto, nos dias de hoje, o que nos reserva o acontecimento do Natal?!

Desde setembro, temos presenciado reportagens sobre as festividades e novidades para o dia de Natal. Apresentaram-me quase tudo: O “velho” Papai Noel, Bonecos de Neve, Renas, Quirlandas, Presentes, Árvores com Bolas, Mensagens de preservação da natureza (está muito na moda e não poderia ficar de fora) e outros mais estranhos enfeites.

Não seria quase tudo, se fizesse presente a principal figura que é o aniversariante, ou personagem maior: JESUS.

Que pena, hoje fazemos a festa e não convidamos aquele que deveria ser o único homenageado. Transformamos a celebração de nosso personagem em algo que nem ao menos entendemos o verdadeiro significado do natal.

O Aniversariante passou a ser um mero coadjuvante ou figura da qual ninguém nota sua presença.

Somos indignos de participar de sua festa e no entanto nos consideramos os principais atores.

Estaria Eu ficando velho e ultrapassado? Não sei. Porém é o que sinto.

Desde já, votos de um Santo Natal a todos e que o Aniversariante abençoe a cada um de nós.