A Suprema Excelência do Amor

Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho. E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura. E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens. Lc 2:8-14

Reconciliar significa harmonizar as relações interrompidas entre dois indivíduos, promovendo o mutuo entendimento, através da remoção de barreiras e restaurando a comunicação entre ambos. A reconciliação abrange três pessoas: O ofensor, o ofendido e o mediador. O ofensor é toda humanidade. Em Rm 3:23 diz: “Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. O ofendido é o Deus Santo que devido ao pecado de Adão e Eva os expulsou do jardim do Éden. O mediador é Jesus Cristo que veio reconciliar com Deus não os justos, mas os pecadores. E Cristo esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz (Fp 2:5-8). Esvaziou-se literalmente tornando-se homem e servo não aceitando ser servido. Seu berço foi uma manjedoura, foi rejeitado pelos homens, trabalhou como ninguém, sofreu vergonha e escárnio, com deboche foi coroado, e morreu pra nos salvar. A compaixão a misericórdia e a piedade de Jesus para com o homem sempre foi visível no seu dia a dia. Numa celebração matrimonial ele transformou a água em vinho, demonstrou seu poder sobre a natureza acalmando a tempestade para tranqüilizar os seus discípulos, curou enfermos, expulsou demônios, andou sobre a água para se encontrar com os discípulos no mar da Galiléia, fez cego enxergar e paralitico andar, rejeitou a violência aplicada pelo seu discípulo para o defender dizendo: Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos? (Mt 26:53). Ressuscitou pessoas e anunciou a sua própria ressurreição quando disse: Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la. Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai. (Jo 10:17-18). Pela morte Cristo aniquilou o que tinha o império da morte o diabo, e livrou todos os que com medo da morte estavam por toda a vida sujeitos à servidão. Riscou a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo. Em Jo 3:16 diz: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Neste versículo podemos ver a suprema excelência do amor que está escrito em 1 Co 13:7 que diz: O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. Cristo é o nosso passaporte para a eternidade, o amor incondicional de Deus, a graça imerecida que veio para nos salvar. Em 2Co 5:17-20 diz: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.

De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus. Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.

Graças a Ele hoje podemos assim dizer: tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso SENHOR Jesus Cristo. (1Co 15:54-55; 57). Natal é o Nascimento do Amor Total do Astro Rei de grande Luz. Amém!

Antonio Sergipano
Enviado por Antonio Sergipano em 06/12/2018
Reeditado em 23/11/2023
Código do texto: T6520458
Classificação de conteúdo: seguro