Carta ao Papai Noel

O “ano novo” finalmente vai começar e eu estou te deixando este recado para refletir.Não é segredo para ninguém que nos estamos passando por problemas. Existe uma crise política, econômica, problemas constantes em relação à segurança, uma enorme desigualdade social.Muita gente provavelmente vai achar essa minha conclusão meio ofensiva, não é a minha intenção.

Nos somos o problema.

Sim, nos mesmo que estamos lendo esse texto. nos somos parte do problema. Eu tenho certeza de que não seja proposital, mas nos não só somos parte, como estamos perpetuando o problema todos os dias.Não é só culpa da Temer, Renan ou do PT. Não é só culpa dos bancos, da iniciativa privada, do escândalo da Petrobras, do aumento do dólar ou da desvalorização do Real.O problema é a cultura. São as crenças e a mentalidade que fazem parte da fundação do país e são responsáveis pela forma com que os brasileiros escolhem viver as suas vidas e construir uma sociedade.O problema é tudo aquilo que nos e todos a sua volta decidiram aceitar como parte de “ser brasileiro” mesmo que isso não esteja certo.

Imagine que você está de carona no carro de um amigo tarde da noite. Vocês passam por uma rua escura e totalmente vazia. O papo está bom e ele não está prestando muita atenção quando, de repente, ele arranca o retrovisor de um carro super caro. Antes que alguém veja, ele acelera e vai embora.No dia seguinte, você ouve um colega de trabalho que você mal conhece dizendo que deixou o carro estacionado na rua na noite anterior e ele amanheceu sem o retrovisor. Pela descrição, você descobre que é o mesmo carro que seu brother bateu “sem querer”. O que você faz?A) Fica quieto e finge que não sabe de nada para proteger seu amigo? Ou

B) Diz para o cara que sente muito e força o seu amigo a assumir a responsabilidade pelo erro?Eu acredito que a maioria dos brasileiros escolheria a alternativa A. Nos países mais desenvolvidos o senso de justiça e responsabilidade é mais importante do que qualquer indivíduo. Há uma consciência social onde o todo é mais importante do que o bem-estar de um só. E por ser um dos principais pilares de uma sociedade que funciona, ignorar isso é uma forma de egoísmo.Eu percebo que nos brasileiros somos solidários, se sacrificam e fazem de tudo por nossas famílias e amigos mais próximos e, por isso, não se consideram egoístas.Mas, infelizmente, eu também acredito que grande parte de nos brasileiros sejamos extremamente egoísta, já que priorizamos a família e os amigos mais próximos em detrimento de outros membros da sociedade é uma forma de egoísta.Sabe todos aqueles políticos, empresários, policiais e sindicalistas corruptos? Você já parou para pensar por que eles são corruptos? Eu garanto que quase todos eles justificam suas mentiras e falcatruas dizendo: “Eu faço isso pela minha família”. Eles querem dar uma vida melhor para seus parentes, querem que seus filhos estudem em escolas melhores e querem viver com mais segurança.É curioso ver que quando um brasileiro prejudica outro cidadão para beneficiar sua famílias, ele se acha altruísta. Ele não percebe que altruísmo é abrir mão dos próprios interesses para beneficiar um estranho se for para o bem da sociedade como um todo.Parece uma frase inocente, mas ela ilustra bem essa questão da vaidade: nos Brasileiros estamos muito mais preocupadas com as aparências do que com quem eles realmente são.(VEJA QUANTA OSTENTAÇÃO NAS REDES SOCIAIS)É claro que aqui não é o único lugar no mundo onde isso acontece, mas é muito mais comum do que em qualquer outro país O problema é que muitos focam grande parte da sua energia em vaidade em vez de produtividade. A sensação que se tem é que é mais importante parecer popular ou glamouroso do que fazer algo relevante que traga isso como consequência. É mais importante parecer bem sucedido do que ser bem sucedido de fato.Vaidade não traz felicidade. Vaidade é uma versão “photoshopada” da felicidade. Parece legal vista de fora, mas não é real e definitivamente não dura muito.É sempre mais fácil não confrontar e ser boa praça. Só que onde não existe confronto, não existe progresso.E assim, nos criamos uma sociedade que acredita que o único jeito de se dar bem é traindo, mentindo, sendo corrupto, ou nos piores casos, tirando a vida do outro. tenho uma má notícia: não vai melhorar tão cedo.

Talvez nos já saibamos disso, mas se não sabemos, eu vou ser aquela que vai te dizer: as coisas não vão melhorar nessa década.O seu governo não vai conseguir pagar todas as dívidas que ele fez a não ser que mude toda a sua constituição. Os grandes negócios do país pegaram dinheiro demais emprestado quando o dólar estava baixo, lá em 2008-2010 e agora não vão conseguir pagar já que as dívidas dobraram de tamanho. Muitos vão falir por causa disso nos próximos anos e isso vai piorar a crise.Nos estamos ferrado. nos tiramos Dilma de lá, ou todo o PT. Podemos refazer a constituição, mas não vai adiantar. Os erros já foram cometidos anos atrás e agora você vai ter que viver com isso por um tempo.Nos temos uma alegria que é rara e especial, Brasil. Isso que me atrai. Muitos anos atrás e que me faz sempre Pensar. Eu só espero que um dia essa alegria tenha a sociedade que merece. Abraços a todos os amigos do Face.

Poetisa das Minas Gerais
Enviado por Poetisa das Minas Gerais em 07/12/2016
Código do texto: T5846131
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.