FELIZ NATAL

Para encerrar o ano, teremos outra vez um horror de festas, confraternizações, amigos secretos, ceias, compras de presentes, panetones, queijos do reino, frutas e vinhos importados, o diacho a quatro tal como no ano passado, e nos outros, nos outros, nos outros desde que me entendo por gente.

As lojas do centro da cidade e as dos shoppings já estão mais enfeitadas que chefe de escoteiro e essas decorações são um encanto para aquele meio mundo de gente, saindo pelo ladrão.

Por onde se anda é aquela atmosfera de festa e as pessoas parecem mais alegres, mesmo as que, avexadas pelo bandão de coisas para fazer, vez por outra, dá muchicão nos bichinhos pequenos, que feito uns abestados ficam de cara prá cima e se esquecem de andar.

Eu acho esse tempo arretado. Muito massa e, mesmo sem ter o que comprar, acho o maior barato entrar nas lojas para bisbilhotar as pessoas, ver os preços e futucar naquele meio mundo de bugigangas, as quais, não tenho a mínima pretensão de levar para casa.

Tal como a festa, a minha lista de compras é um faz de conta porque, daquele magote de gente, não dá meia dúzia os que se lembram que o natal é a comemoração do nascimento de Jesus e eu não preciso comprar bulhufas.

Eu tenho tudo. Nada me falta. Além dos bens materiais necessários ao meu estilo de vida, tenho a tranquilidade de uma feliz convivência familiar, tenho a compreensão e o amor da esposa, o respeito e o carinho dos amigos queridos, como você, que está lendo essa mensagem.

A você e aos seus entes queridos, desejo que as alegrias desse luminoso natal, sejam de torá a alça do corpete e que no ano que vem, você realize a metade dos seus sonhos.

Só a metade mesmo que é para não ficar metido à besta, se achando o último biscoito recheado do pacote, mas que nos sonhos realizados, esteja o de se ver livre daqueles, inescrupulosos, quilos que insistem em alterar para mais o ponteiro da balança.

Um molho bem grande de cheiros em todos vocês e que permaneçamos unidos em 2015, 2016, 2017...

GLOSSÁRIO:

Abestados = (no contexto) distraídos; idiotizados;

Arretado = muito bom.

Avexada = apressada.

Bandão = muito

Bichinhos pequenos = crianças.

Bisbilhotar = observar.

Bugigangas = coisas sem valor; desnecessárias

Bulhufas = nada.

Cara prá cima = distraídos

Corpete = sutiã

Diacho a quatro = muitas coisas.

Futucar = mexer; pegar.

Horror – (no contexto) = muito; demasiadamente grande.

Levar para casa = comprar

Magote = bando.

Maior barato = divertido.

Meio mundo = multidão.

Metido a besta = orgulhoso.

Muchicão = pancada; empurrão; encontrão.

Muito massa = coisa boa

Saindo pelo ladrão = que já não cabe no local; lotação esgotada.

Torá = torar; fazer em toras; arrebentar