À EMPRESA CIDADE: FELIZ NATAL!
OPINIÃO DE CIDADÃO SOBRE A POLÊMICA DO NOSSO IPTU:
Artigo: sociedade, política, economia...e humor, porque todos esses assuntos são simbióticos por aqui..
**
Meu raciocínio se baseia na palavra gestão.
Bem, num mundo capitalista nenhuma empresa sobrevive sem receita, mesmo aquelas geridas pelos os que o refutam na base.
Esse pensamento, que aqui manifesto como simples dona- de- casa QUE ADMINISTRA SALÁRIO, vale para qualquer uma das instituições empresariais: desde a mais simples barraquinha de camelô, passando pelas residências de todas as classes sociais, pelos condomínios, pelas atividades mil que requerem gestão otimizada, até pelas empresas públicas mais complexas, cuja maior representatividade nos é dada pelo próprio país.
Pois bem, uma das garantias que um gestor deve prover à sua empresa é a saúde financeira impecável e responsável, sob pena de falência empresarial, trabalhar sob estrita saúde gestora, que em última análise propõe não apenas um saldo positivo entre receita e despesa, bem como a gestão PRIORIZADA dos recursos dos quais se dispõe para gerenciar com qualidade para o bem estar do todo.
Ora, querem aumentar nosso IPTU, a principal receita da empresa CIDADE, sob a nobre e irrefutável alegação de que a RECEITA a maior se destina para a aplicação em DESPESA prioritária: SAÚDE, EDUCAÇÃO SEGURANÇA E HABITAÇÃO.
Diante do nosso ATUAL cenário social já imaginaram se os recursos não fossem para tal?
Fico mais tranquila na certeza que toda a arrecadação extra seria (ou será) aplicada na nossa cidade. Uffa, ainda bem!
Vale lembrar que quando a receita é insuficiente para o prioritário do simples dia- a -dia das nossas casas, devemos cortar imediatamente os gastos supérfluos como, eventualmente, algum recurso que possa ir para o ralo dos pequennos luxos do dia- a- dia, O TUDO que nunca é imediatamente computado como despesa de impulso.
É a matemática financeira básica e saudável que todo gestor deveria conhecer um pouquinho...nada que a educação financeira não possa elucidar.
Difícil é conceituar PRIORIDADE DE GASTOS...em todas as empresas...
E claro, gerenciar é uma simples questão de se administrar otimizadamente os recursos que se tem. De fato, é uma arte. e hoje não é tarefa tão fácil.
E para se gerenciar nossas e quaisquer casas é preciso certo preparo óbvio em gestão, nem que seja algo quase intuitivo, inclusive.
Aqui já seria questão de dom em gestão, algo que por aqui só se analisa existir depois que a casa cai, infelizmente.
Eis o pleonasmo mais óbvio e rogado nos dias de hoje: gestão para gestores de verdade.
Que o Papai Noel adentre 2014 mantendo o seu saco cheio bem gerido para não esvaziar e bem saudável para enfrentar o cenário que nos rodeia, posto que por aqui até as renas emperram num céu sem manutenção.
E que Deus nunca se esqueça de nós.
Feliz e saudável Natal a todos, gente de boa fé.