NATAL, PERDÃO E RECONCILIAÇÃO - 2

Antoni BigCuore*

(SP.sp. 13.12.2009, domingo, às 10,20 hrs.)(alt. 09.12.2012).

Natal, data máxima da cristandade!. Momento especial para se reconciliar com os irmãos, dando-lhes o nosso perdão e também sendo perdoados.

A propósito de perdão, vou lhes dar o meu testemunho.

Para quem não sabe, eu canto num Coral Italiano e certa vez, numa apresentação, tivemos a ausência de nosso maestro. Então precisamos ensaiar em dobro para fazer um bom papel perante a platéia.

Como estava havendo muita indisciplina no grupo, eu resolvi assumir o comando por minha conta, e tenta botar ordem “na casa”. E, para resumir, a estória, acabei por me desentender com a nossa tecladista substituta.

Eu já estava de cabeça quente aquele dia e acabei me exaltando e ofendendo-a.

Uma meia hora depois, eu a procurei e lhe pedi desculpas e esta não as aceitou. Desse dia em diante, nunca mais nos falamos.

Sábado retrasado tivemos a noite da Pizza em nossa Sede e, a certa altura, ela “apagou”. Teve uma queda de pressão.( ela é diabética e tem que comer de 3 em 3 horas e não o fez). Eu, naturalmente, do lado dela a socorri; abanando-a, inclusive, já que o tempo estava meio abafado.

Na quinta feira, próxima passada, após o nosso ensaio, tivemos a nossa tradicional festa de confraternização entre os coralistas.

Pois bem, no final, ao nos despedirmos ela veio me agradecer pelo fato de eu a tê-la socorrido.

Suponho que ela aproveitou o ensejo para se reconciliar comigo, já que ela não aceitara as minhas escusas ao ensejo de nosso desentendimento.

Senti também grande alívio, uma vez que ela era a única pessoa com quem eu não conversava no Coral. Sou amigo de todo mundo e tinha sempre este “espinho” no meu sapato.

Foi mesmo a mão de Deus, e de Nossa Senhora da Salete, Reconciliadora dos pecadores, que me propiciou este momento de reconciliação!.

É imperativo, para a nossa felicidade, perdoar sempre (70 x 7, o que na linguagem hebraica, é o infinito), conforme o Mestre Jesus, nos ensinou.

O perdão é massagem para o corpo, para alma e o coração!. Melhora, inclusive, o sistema imunológico.

Segundo estudos do Dr. Andrew Neuberg, da Universidade de Pensilvânia, USA., quando oramos ao perdoar alguém, ou mesmo numa simples oração, a glândula PINEAL é estimulada e libera as endorfinas, serotonina e encefalina, neurotransmissores positivos que são responsáveis pelo bem estar de nosso organismo e, assim, previne-se problemas cardiovasculares e vascular cerebral.

À guisa de ilustração reflitamos sobre o capítulo 28, do Livro do Eclesiástico (Antigo Testamento), versículos 1 a 5: “Quem se vinga sofrerá a vingança do Senhor, que severamente lhe pedirá contas de seus pecados. Perdoe a injustiça que o seu próximo cometeu e, quando você pedir, Deus também PERDOARÁ os pecados que você tiver cometido. Se um homem guarda rancor contra outro, como poderá pedir que Deus o cure? Se não usa de misericórdia para com seu semelhante, como se atreve a pedir perdão de seus próprios pecados?. Se ele, que é carne, guarda rancor, quem perdoará os seus pecados?”. ( 1 )

Perdoar, portanto, é sempre LUCRO na saúde do corpo e da alma!

Reflitamos sobre isto, neste Natal, que é o momento propício para isto.

Se você leitor(a)tem dificuldade em perdoar, peça a Deus que lhe conceda esta graça de saber perdoar. Você irá sentir uma libertação interior jamais sentida em toda a sua vida!

Faça a experiência e se sentirá maravilhosamente bem!

*****************************************************

Fonte: ( 1 ) Bíblia Paulinas, Edição Pastora, 1989, pg. 924.

(*)Autor é escritor e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o Planeta. São Paulo,Brasil. Acesse seu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade homeostática e vida saudável).Confira!

*****************************************************