RETROSPECTIVA-ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE...

Fim de ano, e isto não é novidade.Não é o primeiro e espero não ser o último.

Mas o fato é que a época nos convida à reflexão.Nos incomodamos com a possibilidade de desperdiçar o tempo!

Geralmente fazemos balanços, pesamos os prós e os contras, julgamos nossos erros, contabilizamos nossos acertos. Passamos, enfim, a vida a limpo.

E nessa corrida cronológica, acabamos por desperdiçar sim, o que realmente nos tem valor: as pessoas, a troca e os ensinamentos que todas elas nos agregam!

E quantas já passaram pela nossa vida ? E qual o papel de cada uma delas no exato estágio do nosso momento atual?

Quantas palavras, quantos atos decisivos que mudaram as nossas trajetórias...

Ainda outro dia, ouvia algo que me chamou atenção...alguém dizia, que há pessoas que passam por nós , e desaparecem sem deixar marcas... nem boas e nem ruins.

Outras no entanto, marcam nossas vidas definitivamente.

Tal afirmação mexeu comigo e me inspirou o ensaio que escrevo agora.Também já tinha sentido nuanças desta constatação.

Mas, defendo a proposta de que ninguém em momento algum nos passa em branco.

Na arquitetura geral dos tijolos que são colocados um a um,na difícil e trabalhosa edificação dos nossos cenários, tanto interiores como exteriores,nossas vidas registram a modelagem de várias mãos!

Mãos que ora nos ajudam a construir, mãos que ora nos derrubam para que aprendamos a levantar.

E tenho pra mim, que o aprendizado do erguer-se depois da queda, embora muito penoso, seja-nos o evento que mais nos fortalece na caminhada.

Portanto vos digo, que nas minhas orações diárias, ou naquelas em que faço um contato emergencial com Deus, tenho aprendido a agradecer por tudo, e a pedir por todos, principalmente por aqueles que poderiam fazer parte do grupo que passa sem ser percebido, ou que, apenas o é, pelas tempestades que desaguaram sobre nossas cabeças.

Agradeço também por eles, e muito!, porque me ensinaram a abrir meu guarda –chuva... na hora certa!

O próprio Natal, e a trajetória de trinta e três anos de CRISTO pela Terra, nos foi uma grande mensagem de aprendizado, fé e esperança.No caminho Dele, muitas mãos abençoadas o acompanharam, mas tantas outras o atraiçoaram.

Na Sua História, tivemos todos os ensinamentos.Tivemos exemplos do quanto a injustiça,a hipocrisia, a abstenção,a insensatez, a cobiça, a inveja, a traição, a disputa pelo poder,a perseguição política, enfim, a total falta de luz... fariam parte da história da humanidade.

Porém, é indiscutível que, embora o preço tenha sido alto, a sua morte vitimada por tantos descalabros modulou e trilhou os caminhos do homem.

Talvez nos fosse difícil reconhecer e valorizar o bem sem o contraste do mal.

E dentre tantos, deixou-nos o mais forte de todos os ensinamentos,e que para mim traduz a maior mensagem do natal:O QUANTO A FORÇA DO AMOR RESGATA OS CAMINHOS QUE PARECEM PERDIDOS!

E ao longo da minha vida, tenho tentado trazer e viver estes ensinamentos nos meus dias.

Vejo o mundo com olhos perplexos, e às vezes sinto medo.

Mas acredito numa lei Universal que direcione o homem, além do seu livre arbítrio.

E julgo também, que no aprimoramento do nosso espírito, a praticar a caridade e o perdão, trilharemos num melhor futuro para a humanidade.Estendamos e entrelaçemos as nossas mãos!

E que dois mil e sete nos inicie brilhantemente no fruto de uma nova era!