Natal: Comércio ou celebração?

Natal: Comércio ou celebração?

Que o natal é a época de ajudar o próximo todos nós sabemos, o nascimento do menino Jesus e etc. Mas e o resto do ano? De Janeiro a Novembro? Com raríssimas exceções ninguém se lembra desta regra por quê?

Por que é somente no natal que vemos as pessoas fazerem campanha as pessoas não passarem fome?

Até o símbolo do natal mudou, Antes era o Menino Jesus, Agora é o tal do Papai Noel.

O conceito do Natal, o nascimento de Cristo (que na verdade não é nesta data), fica a cada ano mais escondido. Li uma reportagem certa vez que estavam comemorando o Natal no oriente, atente que lá eles não são cristãos. Pelo que parece o natal bem como todas as outras datas comemorativas cujos comerciantes têm maiores oportunidades de ganhar dinheiro extra.

Todos os anos as pessoas pensam no natal apenas como uma época para consumo.

Vamos fazer com que nesse natal as pessoas tenham uma experiência com o aniversariante Jesus Cristo.

Na sociedade de consumo de nossos dias, o Natal foi amortizado a uma celebração de caráter meramente social, usada como estratégia de mercado para despertar a ânsia do consumo, instigada por ceias e presentes, que servem para acalorar o comércio. Em tal contexto, geralmente se relega ao blecaute do centro da comemoração: o nascimento de Cristo...

Jesus Cristo é o aniversariante, mas é o Papai Noel que aparece muito mais. Parece fortalecer o consumismo de “presentes". Ainda mais quando se coloca o Papai Noel nos Shoppings Centers (verdadeiros templos do consumo),

Desde pequenas, as crianças, reverenciam o Papai Noel, porque ele as lembra festa e presentes! O Contato, com Jesus Cristo, e as explicações, do porque da importância do Dia-santo e da Reunião Familiar do dia 25 de Dezembro, e sobre tudo Jesus, lamentavelmente só vem bem mais, tarde, isso se a família, não for pirrônica!

O Papai Noel é um deus do Consumo, esta levando vantagem sobre, Jesus, que é exatamente contrário a isso?

A simbologia e toda a mensagem de amor e paz inserida no nascimento do Menino Jesus é deixada de lado, para dar lugar aos presentes, comidas e bebida alcoólica!

Natal é tempo de união, amor. . .

É o nascimento do Senhor Jesus Cristo, o salvador do mundo. E não tempo de comércio. Claro talvez uma lembrancinha, mas existem pessoas que se horripilam quando chega estas datas e não tem dinheiro para comprar presentes. Ao invés disso ajude os necessitados que o natal do mundo ficará com mais sentido de natal!

Além de ser uma alegoria caracteristicamente capitalista, é fator de confirmação da diferença de classes, pois o desprovido de bens não pode, não tem condições financeiras para presentear seus filhos no final do ano, sendo que eles querem presentes, pedem ao Papai Noel e este não lhes dá nada, ao saírem na rua vêem todas as outras crianças com brinquedos, isso incute na criança que ninguém gosta dela e outros sentimentos ruins que pode levá-la ao cometimento de crimes...

O conceito de Natal é outro. Neste, sim, está embutida a fraternidade, o amor, o perdão. Ligar a data a presentes é comercial e exploração das idéias coletivas,

É bom estar vivendo em ambiente de fraternidade, pois o natal é tempo de o Filho de Javé encarnarem-se mais uma vez, só que não mais no ventre de Maria, mas nas nossas atitudes e posturas.

Veja, a figura do papai Noel e seu reino de consumo mostra como a sociedade está querendo algo que preencha o vazio, que ordene o caos da violência. Como grupo, nós queremos mais e mais e nada satisfaz totalmente.

Tudo isso deve nos impulsionar a buscar as coisas do Alto, a paz, um império que não é daqui.

O Natal se tornou uma data p/ comércio, onde só se fala em "comprar" e "receber" presentes. Pergunte p/ara uma criança de uns dez anos se ela sabe o que é o Natal?

Poucas sabem, pois a má informação das crianças e muitas vezes dos adultos não se deve às Igrejas, pelo contrário, todas as igrejas cristãs tentam a todo custo tirar a figura do papai Noel que está vinculado ao Natal.

É claro que esta figura pagã veio adentrar sorrateiramente nesta data para justamente tentar arrancar realo do sentido da data. Cabe principalmente às famílias desmitificar esta figura para que as crianças compreendam o verdadeiro sentido do Natal. Na minha família (somos católicos), este dia vamos todos unidos para a missa e depois nos unimos para uma celebração em família (um momento de oração e louvor), depois fazemos uma confraternização. É claro, não negarei que tem presentes para as crianças, mas a figura de Jesus é exaltada e a de papai Noel é inexistente, esquecida.

Espero que todos se lembrem de que o verdadeiro espírito do natal não são as compras...o comércio, como parece e sim, o nascimento do nosso Mestre JESUS CRISTO!

Infelizmente, muitos comemoram tanto...bebem tanto...gastam tanto...desejam feliz natal p/ todos que encontram, e nem se lembram de apenas por um minuto agradecer a ele por estar sempre ao nosso lado 24 hs por dia.

É dele os únicos olhos que nunca fecham, estão sempre ali nos observando, nos protegendo...sempre em silêncio.

Saint serviteur de Dieu et le Christ
Enviado por Saint serviteur de Dieu et le Christ em 17/12/2009
Código do texto: T1982541
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.