Tire a tampa do vaso!
Ele era um matuto da cabeça aos pés, mas tinha uma sensibilidade ímpar, um coração de ouro, incapaz de maltratar ou fazer qualquer coisa que prejudicasse alguém. Um dia alguém o classificou dessa maneira: “Ele é um pobre, rico, e um analfabeto, sábio.” Aonde chegava tinha por hábito observar o semblante das pessoas, e quando percebia alguém triste, desanimado, infeliz, usava essa frase que virou sua marca registrada: “Tira a tampa do vaso!”
No início ninguém entendeu sua mensagem, e claramente repudiou sua atitude, mas mesmo assim ele continuou proclamando: “Tira a tampa do vaso!” Depois que fiz amizade, sentindo firmeza na ‘terra’, perguntei o motivo daquela maneira de agir. Sorrindo, me respondeu: “É que as pessoas têm motivo de sobra para sorrir, cantar, se divertir, aproveitar a vida, porém vivem agindo como se o mundo estivesse acabando, estão com a cabeça entre as pernas, e não percebem que o tempo está passando.”
Fiquei a dá tratos aos meus miolos e pude perceber o que ele estava querendo dizer. Todos nós somos afortunados. Uns mais, outros menos, porém quando estamos passando por algum vale sombrio, fixamos o olhar no vale e deixamos de olhar à nossa volta. O vale pode ser sombrio, mas se for noite, as estrelas estão a brilhar, a lua a caminhar, o vento a soprar. Se for dia, o sol não deixa de mostrar sua cara, os pássaros não deixam de cantar. Mas se o tempo for chuvoso, invernada tremenda, mesmo assim, acima das nuvens tudo brilha. Tudo nos mostra que ainda há esperança.
Tiremos a tampa do vaso. Porque se ele estiver lacrado deixaremos de usufruir tantas coisas boas. Deixaremos de vivenciar tantos momentos singulares. Se deixarmos nosso vaso vedado, estaremos fechados para o amor, para a fraternidade, para a liberdade.
Se sentirmos dor, devemos externá-la. Se houver feridas vamos tratá-las. Se houver ossos quebrados vamos consertá-los, mas não fechemos o coração para a vida. Ela, a vida, é mais que dor, feridas, ossos quebrados. É mais do que noites escuras, invernadas, vales sombrios. Ela é dádiva do nosso Criador.
Se estiver sofrendo, sem um ombro amigo, lembre-se que há um Ombro Amigo para deitarmos nossa cabeça e chorarmos nossas mágoas. Se estiver sem alento há um Braço Forte que nos acalenta e nos abriga nas horas que não podemos caminhar. Para toda ferida Ele tem remédio, pra todo problema tem solução.
Nesse Final de Ano todo o mundo tem pressa. Deseja festejar, trocar presentes, abraçar. Eu também dou como presente e um abraço, essa mensagem. Tire a tampa do vaso. Sorria, cante, salte e viva. Ainda há motivo pra sorrir. Feliz Natal, Próspero Ano Novo para todos.