O MELHOR DOS PRESENTES...
Ave Maria em latim
Vocês podem perguntar por que Ave Maria em latim? Uma língua morta, enterrada há tantos séculos? E eu lhes responderei: apenas uma curiosidade linguistica, literária, científica!! Ontem , lendo a revista Veja desta semana, um artigo falava sobre o efeito da respiração lenta e profunda na saúde e nosso bem-estar, bem como no tratamento de inúmeras enfermidades. E vocês hão de me perguntar: onde está a Ave Maria? E eu lhes respondo: no centro de tudo, literalmente! Segundo um cardiologista italiano, Luciano Bernardi, após um estudo na Universidade de Pavia, a oração , em latim, lida em voz alta, tinha efeito calmante sobre os fiéis. Ele constatou, que isso não tinha relação direta com a fé do indivíduo, mas, sim, com o ritmo da respiração exigido pela métrica da oração. Para pronunciar cada frase inteira e respirar os intervalos, é preciso baixar o número de inspirações/expirações para seis minutos, um terço do ritmo normal. Esse ritmo respiratório reduz a frequência cardíaca e baixa a pressão arterial.
Interessante descoberta, agora, é ressuscitar o latim, decorar a Ave Maria e iniciarmos a oração DIARIAMENTE. Estaremos não só cuidando de nossa espiritualidade, mas, sobretudo, de nossa saúde! Um ótimo presente de Natal , vocês não acham?
Feliz Natal,
Benvinda Palma
Ave Maria em latim
Ave, Maria, gratia plena,
Dominus tecum;
benedicta tu in mulieribus,
et benedictus fructus ventris tui, Jesus.
Sancta María, Mater Dei,
ora pro nobis peccatoribus
nunc et in hora mortis nostrae.
Amen.