Meu amor sente vergonha de mim

Outro dia, encontrei um velho conhecido, mas não velho na idade. Quando o vi, tentei disfarçar a surpresa que tive. Aquele homem relativamente jovem tinha cabelos sem corte e desalinhados, calça e camisa sociais muito folgadas, camisa solta, chinelo tipo havaianas, barba crescida , por fazer. Então, depois que ele foi embora fiquei me perguntando sobre qual olhar ele tinha sobre si mesmo e qual olhar ele esperava da esposa.

Também em outra ocasião vi uma moça, relativamente jovem também, porém, uma versão feminina daquele rapaz, há muito tempo não demonstrava muito carinho por si mesmos.

O que será que acontece com a convivência que leva a pessoa a esquecer de que deve cuidar de si mesma e que isso alimenta a admiração que seu cônjuge tem por ela?

Há muitas situações que podem levar uma pessoa a abrir mão de si mesma, uma delas é a depressão e nesse caso requer ajuda médica e compreensão e amor de quem está perto. Todavia, têm aquelas pessoas que não se cuidam porque não ligam mesmo para o auto cuidado.

Mesmo sem dinheiro para se super produzir, um banho bem tomado, calçados limpos, roupas arrumadas no corpo (ainda que sejam roupas simples) anti-perspirante, higiene bucal, cabelos arrumados. Enfim, coisas simples, além de um linguajar sóbrio, sem uso de muitas gírias ou palavrões, ou falar alto demais, ou comer de boca aberta ou sujando exageradamente a boca, são pequenas coisas que alimentam a admiração do cônjuge um pelo outro.

Outro ponto que nem sempre depende da pessoa é quando o cônjuge começa a desdenhar seu parceiro, quando começa a se sentir muita areia para o caminhão do outro. Um exemplo para ilustrar: o casal tem grau de instrução muito diferente, porém, o menos instruído é pessoa de caráter, trabalhadora, esforçada e para ver seu cônjuge crescer na vida , paga-lhe uma Faculdade, com o tempo, depois de ingressar na Faculdade, passa a sentir vergonha justamente de quem lhe apoiou, sente vergonha do seu jeito simples, ignora suas qualidades e começa a aspirar que seu cônjuge "cresça, evolua" como pessoa. E, toda vez que deseja que o outro cresça, lá no fundo é porque se sente grande, e quanto maior se sente, menor o outro lhe parece. Assim, não tem como amar o que não se admira. Se o relacionamento não estiver bem estruturado, os dois vão sofrer e o casamento vai pelo ralo abaixo.

Casamento é uma caminhada a dois, porém, muitas pessoas esquecem de alinhar o destino em comum. O homem ou a mulher com quem você quer se casar está alinhado com a sua visão de mundo? Com a sua visão de futuro?

Como seu cônjuge se vê pelo seus olhos?

Como você se vê pelos olhos do seu cônjuge?

Você se sente amado ou depreciado?

O que pode estar alimentando esse sentimento?

O que pode mudar?

Você aceita que seu cônjuge fale abertamente sobre as mudanças que você precisa fazer em si mesmo?

Você espera que seu cônjuge mude, mas quanto você está disposto a investir financeiramente em seu cônjuge?

Quanto você está disposto a investir emocionalmente, afetivamente, amorosamente em seu cônjuge?

Você está preparado para ver as rugas do seu cônjuge? Para ver suas mãos ficarem pintadas, sua pele ficar mais fina? Seus cabelos embranquecerem?

A juventude é linda, a velhice também é linda. Entretanto, a transição de um estado para outro é de fato um processo que pode ser bem diferente de uma pessoa para outra. Você está disposto a ver seu cônjuge viver essa transição sem comparar de maneira depreciativa, ainda que só em pensamento, com pessoas que são mais jovens?

Muitas pessoas deixam de se cuidar porque deixaram de sentir que eram amadas e desejadas por seus parceiros, porque a tristeza do abandono afetivo rouba-lhes o desejo de se sentirem bonitas.

É sempre bom lembrar que a Bíblia diz que o coração alegre aformoseia o rosto.

Amar e se sentir amado aformoseia o rosto e cuidar de si mesmo é também uma forma de amar a outra pessoa.