Aprenda a perdoar

Aprenda a perdoar.

Perdoar pode nos trazer grandes benefícios, um deles é nos livrar do pensamento de vingança, não são todos, mas muitos tem essa vontade, de se vingar; o não perdoar nos tira o sossego e a paz, e com isso perdemos o sono, ficamos mal humorados em certos dias, nos tornamos pessoas ansiosas e, em alguns casos até depressivas.

São inúmeros os problemas que o não perdoar causa em nossa saúde física e mental; o corpo sofre com essas mudanças, e o pior de tudo é que isso acontece sem que tenhamos tempo para perceber ou descobrir os motivos dela.

Vamos falar um pouco sobre a saúde mental...de que forma ela reage quando é afetada e como ela se comporta.

Primeiro ponto, a pessoa que não consegue perdoar...ela acostuma sua mente a pensar em coisas que são prejudiciais, como vingança, ódio...rancores e mágoas; tem muita gente que diz assim, meu coração está magoado, minha mágoa vem do meu coração. Quando na verdade é sabido que tudo isso e até mesmo o não saber perdoar...vem de nossa deficiência mental...isso mexe com o nosso psíquico, e quando nossa mente é invadida principalmente pelo sentimento da mágoa...nos tornamos vulneráveis; e com isso adquirimos comportamentos que nos causam desconforto, assim como a irritabilidade...ansiedade, agressividade e nervosismo; logo percebemos a dificuldade de desempenhar aquilo que sempre fizemos com muita facilidade; desenvolvemos também nesses casos, a vontade de querer ficar sozinhos em nosso canto, de não querer ver e nem falar com alguém; começamos a desenvolver a apatia, e por fim, vem o desentendimento com as pessoas de nossa própria casa, e também do trabalho.

Por tudo que citei acima, deixo uma pergunta, nesse caso, o que seria o certo a fazer, perdoar ou viver com todos esses problemas a vida toda?

O partir é certa e não tem como evitá-lo, porém existe algo que pode ser mudado, e até cabe fazer uma escolha, que é a de morrer e ter vivido os dias felizes em harmonia...ou chegar ao fim da vida e ter somente pessoas que se veem obrigadas a seguir o nosso cortejo fúnebre, não que isso importe, pois quem morre nada pode ver, mas de qualquer forma ao pensar nisso, me vem à cabeça as pessoas que não tem esse entendimento; fico triste por elas.

Igor Rodrigues Santos

Poeta Igor Rodrigues Santos
Enviado por Poeta Igor Rodrigues Santos em 15/06/2024
Código do texto: T8086512
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.