"Permanente só a mudança": creia na transformação contínua

O filósofo Heráclito (540 a.C. – 470 a.C.), disse que permanente só a mudança. Lulu Santos cantou sobre a mudança na vida em Como uma onda. Se pararmos pra observar a natureza perceberemos com quanta sabedoria as horas, os dias e as estações passam. E a força das transformações da vida, independentemente de nossa vontade, segue seu rumo e nada a detém. Essa é uma grande lição pra nós: Nunca vemos o mesmo rio, a mesma árvore ou o mesmo mar duas vezes porque as águas que vimos já passaram, as folhas das árvores já caíram e nasceram novas e nós, nesse aprendizado contínuo, mudamos sem perceber. Há uma palavra da língua litúrgica indu páli que nos traz uma palavra, anicca (lê-se anitcha), que traduz o princípio da impermanência: tudo muda o tempo todo. Por isso, o desespero não tem lugar em nossa vida. Sem que esperemos, o que era ontem, não é mais hoje e nem será amanhã. Não se desespere e pense como as ondas vão e vêm no mar, assim são as transformações de nossa vida. Anicca! (Cátia Cristina)

Cátia Cristina RJ
Enviado por Cátia Cristina RJ em 09/06/2024
Código do texto: T8082105
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.