O que você almeja é desejo do seu ego ou da sua alma?

No princípio, tudo era trevas.

No princípio, tudo era ego.

Não via nada mais, além do ego.

Não fazia mais nada, além de querer satisfazer as necessidades do ego.

Mas no começo da vida, essa condição "sine qua non" era uma questão de sobrevivência.

Ao passar do tempo vamos tendo que conhecer melhor o ego, para não sermos escravizados por ele.

À medida então que decidimos percorrer a longa jornada do auto- conhecimento (através de terapia) e do "religare" (conexão do eu, com o divino, ou simplesmente "espiritualidade"), vamos tirando o poder do ego.

Começamos a ouvir o nosso peito, o nosso coração (a sede da alma).

E vamos ajustando aos poucos a nossa rota.

Traçando um novo destino.

Saindo da escuridão (ignorância) do ego para a luz (sabedoria e consciência), da alma!

Com isso, percebi que certos objetivos não eram para satisfazer minha alma e sim meu ego.

A medida que fui identificando isso em mim, fui me desapegando.

De pessoas, coisas, objetivos, etc. que eram somente para suprir, agradar o ego.

E cada vez mais buscando o que satisfaz a alma.

Mas entenda, o ego é uma parte de nós.

Não dá para ser retirado ou até anulado.

O caminho eficaz para lidar com o ego e não nos tornarmos egoístas, narcisistas, orgulhosos, vaidosos, etc., é entendê-lo.

Conhecê-lo!

Acolhê-lo.

Afinal, o "ego" está a nosso favor.

Quer nos ajudar. Nos proteger. Nos suprir.

Mas acontece que o ego não tem inteligência emocional. Não tem medida.

Não confia nas nossas escolhas e quer nos dominar.

Assim é! Não tem nada de esquisito ou ruim aí.

Faz parte do nosso desenvolvimento, crescimento e do nosso amadurecimento.

Entender o ego.

Não combater.

Como? Através dos caminhos possíveis de autoconhecimento (psicoterapia, análise, filosofia, escolas místico-filosóficas, etc.)

Assim vamos dando mais ouvido a que nossa alma deseja.

Que possa eu e você, cada vez nos conectar com nossa alma, nosso "eu" interior, nosso Mestre interno, nosso coração, com o Divino, com o Cósmico, como Sagrado, para que juntos (nosso eu menor e Eu maior) estejamos em sintonia, em conexão, em comunhão, para buscarmos como bússola da nossa caminhada, a direção que a alma propõe. Não a do ego!

Que tenhamos humildade e sabedoria para diferenciar ego da alma!

Assim seja!