Os Covardes

Os Covardes

Mateus 26:14-15

14 – Então um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os principais dos sacerdotes,

15 – E disse: Que me queres dar, e vo-lo entregarei? E eles passaram trinta moedas de prata.

Observação – Covarde significa: desleal, traiçoeiro, medroso.

Notoriamente, nem Jesus Cristo se livrou da traição e covardia, de maneira que esse princípio é aplicado para a humanidade; “Nem todas as pessoas que nos acompanham durante a vida, é uma leal”. Sempre surgirá no nosso meio um covarde e traidor.

Da mesma maneira tem acontecido na Igreja do Senhor Jesus, é que percebemos um grande número de membros e congregados; todavia, só poderemos saber quem são os fiéis, se houver uma perseguição como aconteceu na Igreja primitiva. Certamente, se o anticristo entrar por uma porta, os covardes fogem por outra, temendo por sua miserável vida mundana.

Existe uma história que conta: Em um período carnavalesco, estava acontecendo um retiro espiritual em determinada Igreja; e naquela manhã uma pessoa entrou fantasiada de satanás, e todos os membros correram com medo, ficando apenas uma velhinha paralítica. Então, aquele homem fantasiado de satã perguntou o porque ela não havia fugido; e temendo por sua vida, pois acreditava que aquilo era satã, tamanha a perfeição daquela fantasia. De maneira que ela falou: Sou sua seguidora, e não havia motivo para correr.

A velhinha não teve a humildade de falar que era paralítica; simplesmente achou mais conveniente negar a Jesus, para não perder a sua vida carnal.

Apocalipse 21:8

Quanto aos covardes, aos descrentes, aos abomináveis, aos assassinos, aos que cometem imoralidade sexual, aos que praticam feitiçaria, os idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde como fogo e enxofre. Esta é a segunda morte.

Agora estamos diante do “G8” grupo dos oito pecados de perversão espiritual. Certamente existem milhares; mas a Palavra de Deus apresentou apenas um pequeno exemplo, sendo a covardia o carro chefe dessa amostra.

01 – Covardes;

02 – Descrentes;

03 – Abomináveis;

04 – Assassinos;

05 – Imorais;

06 – Feiticeiros;

07 – Idólatras;

08 - Mentirosos;

Então fica explícito que nem todas as pessoas que frequentam uma Igreja cristã, é salvo; existindo um grande número de religiosos que estão enganando a si mesmo, imaginando que Deus não está vendo as suas atrocidades espirituais.

Mateus 7:21

Disse Jesus: Nem todo o que me diz: Senhor. Senho! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus.

Estamos no advento de uma geração que se multiplica diariamente pessoas que se assumem evangélicas; todavia, também vivemos o maior período de cristão covardes que diante o menor desafio, negam o nome de Jesus. Um verdadeiro complô de fracos e covardes. Vejamos uma passagem Bíblica que narra sobre o assunto.

Joel 3:10

Forjai seus arados, fazendo deles espadas; e de suas foices lanças. Diga ao fraco: “Eu sou forte”.

Para seguir a Jesus, não basta ser crente, deve ter coragem repreendendo o espírito de covardia; basta ver o exemplo no Antigo Testamento, no qual o Senhor chamou Gideão para pelejar por seu povo, havendo uma pequena particularidade, que era: Os covardes não deveriam participar daquela batalha.

Juízes 7:3

Agora, pois, apregoa aos ouvidos do povo dizendo: Quem for medroso e covarde, volte, e retire-se apressadamente das montanhas de Gileade. Então voltaram o povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram.

Devemos aprender que o Senhor Deus não tem interesse em quantidade, e sim na qualidade; não importando a capacidade humana, mas a fidelidade. Porque no seu Reino não existe lugar para os covardes.

Pastor Robson Colaço de Lucena

Teólogo