Você pode estar sendo sabotado!

Isso mesmo, você pode estar sendo vítima de sabotagem e ainda não se deu conta disso. Em certos ambientes alguém criativo, com ideias inovadoras, que está sempre pronto a contribuir com os colegas e com o crescimento da organização é muito bem vindo! Porém, em certos locais essa mesma pessoa chega a ser temida pelos demais colegas e até mesmo pelos superiores que passam a vê-lo como uma possível ameaça. Muitas pessoas já foram perseguidas, menosprezadas, diminuídas e até mesmo demitidas por motivos que elas mesmas desconhecem. Certa vez ouvi de um rapaz que havia ingressado em um colégio interno o seguinte relato: seus colegas o trataram bem nos primeiros dias de aula, mas de repente tudo mudou ao passar dos dias, ele informou que era super cortês com todos, inclusive com os professores, logo ganhou posição de destaque como uma espécie de monitor de turma por sua experiência e disponibilidade em ajudar e contribuir com ideias. Mas, logo percebeu que seus colegas mudaram o comportamento em relação a ele, se tornaram distantes, emburrados, até uma colega que sentava ao seu lado mudou de lugar. Ele não entendia esse comportamento, no refeitório às mesmas pessoas que o tratavam com indiferença o tratavam bem, mas a história mudava quando chegavam à sala de aula. Até o critério de monitoria de aula mudou depois disso, uma aluna aleatória foi escolhida por ter obtido a maior nota na prova de acesso, isso burlava até o regulamento interno que dizia que o aluno com experiência anterior seria o monitor. Apesar disso tudo, ele não percebeu nada de imediato. E é isso que acontece com a maioria das pessoas comuns, elas são sabotadas na escola, em casa, na faculdade, no trabalho, no círculo de amizades e nem se dão conta disso! Sabe aquela ideia super legal que você achou que fosse emplacar na empresa e do nada ela foi suprimida? Então, você pode ter sido vítima de uma sabotagem! Lembra do aluno do colégio interno que perdeu a monitoria? Mais tarde ele percebeu que os próprios colegas pediram ao diretor que o destituísse da função porque o consideravam fiel demais a antiga escola que havia estudado, o diretor, lógico, o afastou sem pensar duas vezes.

Mas, como perceber que você está sendo vítima de sabotagem? Observe se no seu grupo de convivência as pessoas o estão ignorando, ou se mudam o comportamento quando você chega, ou se não interagem com você no grupo do aplicativo de conversa, ou até mesmo se fazem alguma espécie de bulliyng com você no ambiente corporativo/escolar etc. Quero deixar claro que esse comportamento muitas das vezes não é por maldade ou planejado, o motivo disso tudo é que perceberam que você de alguma forma se destaca dentre elas, e isso de alguma maneira as assusta. Elas sentem medo de perder a notoriedade, o status, sentem medo de perder a posição que ocupam, de perder a atenção dos amigos, do chefe... A situação se complica mais ainda se você receber um elogio público do seu superior, alguns chegam a ser maquiavélicos em suas vinganças. Procure se precaver quanto a isso nos ambientes em que você frequenta, caso seja necessário, procure dar o crédito para a equipe ao invés de ficar com os louros todos para você. Deixe os mais antigos da empresa se sentirem importantes, faça perguntas para eles, agradeça e diga que está aprendendo muito com eles, isso ajuda a amaciar o ego deles. Aja com estratégia, não revele todos os seus movimentos, observe bem o terreno, aja com inteligência, não apareça em demasia. Seja uma peça fundamental no grupo. Desta forma perceberão que você é tão importante que não gostariam de perdê-lo, pois, precisam de você. Aí neste momento, você decide se quer ficar ou partir, porque a estrela é você! A psicologia tem o nome para o comportamento acima, chama-se “Síndrome de Procusto.”

Fabrício Fagundes
Enviado por Fabrício Fagundes em 29/01/2023
Reeditado em 01/02/2023
Código do texto: T7706923
Classificação de conteúdo: seguro