Arrogância

Arrogância

Estamos enfrentando uma época em que muitas pessoas têm o caráter Arrogante(1); mesmo não sendo nada, querem subjugar as pessoas porque acreditam intimamente que são superiores a todos.

A realidade é que não passam de tolos querendo promover-se à custa dos que são incautos, se comportando desta maneira porque carregam uma grande frustração, e ao mesmo tempo desejam ficar acima de Deus, como aconteceu com Lúcifer.

Por incrível que pareça, as pessoas com essa índole, se escondem dentro de uma religião, porque é nas Igrejas onde tudo acontece, local que as pessoas se apresentam com o espírito quebrantado buscando a presença do Senhor Deus. Então, o arrogante fatídico apresenta-se como o detentor dos verdade universal, e solta a sua peçonha letal, ficando acima dos que estão fragilizados por alguma questão existência, chegando a ir além do limite racional. Mas, para quem comportar-se assim, a Palavra de Deus apresenta uma grande citação doutrinária.

Isaías 37:29

Por causa do teu furor contra mim, e porque a tua arrogância subiu até os meus ouvidos, portanto porei o meu anzol no teu nariz e o meu freio nos teus lábios, e te farei voltar pelo caminho de onde viestes.

Perceba que o Senhor trata o arrogante como um touro bravo que é colocado argola (anzol) no nariz, e ao mesmo tempo como como um cavalo bruto usando bridão (freio na boca), para ser domado; a ainda por cima fazendo-o voltar pelo mesmo caminho tortuoso que ele construiu ao longo da jornada.

Admitindo ou não, o pecador tem ódio da Palavra de Deus, porque é revelado as suas ações malignas e censura toda hipocrisia jactanciosa que a alma humana carrega; ao passo que, mesmo percebendo o erro, não quer admitir, sendo necessário uma intervenção Divina para resolver a insolvência que os tais promovem nas vidas de muitas pessoas. Nada fica oculto aos olhos de Deus, e por mais que um arrogante tente maquiar as suas atitudes, não existe como ocultar-se do juízo final; iremos dar contas de todos os nossos atos; porque Deus resiste aos arrogantes.

Tiago 4:6

Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos arrogantes.

Lendo o capítulo 4 da Epístola de Tiago, percebemos que o Espírito Santo é que faz essa citação; mostrando que todos as nossas atitudes estão patentes diante de Deus, ainda que sejam as mais ocultas, o Senhor presencia tudo; mas sempre usa da sua graça para perdoar aos seres humanos; todavia, nunca se dobrará aos soberbos, pelo contrário Ele resiste poderosamente.

Em outra esfera, a maior expressão da arrogância humana é ignorar a existência de Deus, e para as pessoas que reconhece que há um ser Soberano no universo; podemos dizer com toda propriedade: “Os piores arrogantes são aqueles que recebem dádivas de Deus, especialmente o dom da vida, e se dobram diante das imagens de escultura para agradecer ou fazer as suas petições”. Diante de uma citação dessa magnitude, provo cientificamente que as pessoas estritamente idólatras, são as mais religiosas, aquelas que recebem os títulos de beatas, baratas de igreja, lambe hóstia e etc.

Quando falamos que somente Deus deve ser honrado e adorado; ele ficam irados, porque apresentam os seus bonequinhos, frutos das suas arrogâncias que servem de apoio para os seus pecados. Podemos fazer uma citação chula: “São farinha do mesmo saco”.

A humanidade tem a obrigação de compreender que uma mente sem Deus, torna-se controlada pelo espírito de arrogância do diabo; os mesmos pensam que são salvos, mas vivem uma grande ilusão religiosa. Vejamos o interior do coração de quem comportar-se dessa maneira.

Marcos 7:21-22-23

21 - Disse Jesus: Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, a imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios,

22 - As cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez.

23 - Todos esses males vêm de dentro do homem e torna o homem impuro.

O arrogante tende a querer ser melhor que os outros, apresentando as seguintes características:

• A religião deles é a certa

• Querem está acima da verdade

• Se não for como eles querem, não funciona

• São os melhores em tudo

• Querem ensinar a Deus

Se fossemos enumerar na íntegra não chegariam ao fim; fiz apenas algumas citações. Agora vejamos uma recomendação aos jovens; mas que pode ser aplicada a toda humanidade independentemente da idade.

I Pedro 5:5-6

05 - Semelhantemente vós jovens sede sujeitos aos anciãos; sede sujeitos uns aos outros, revesti-vos de toda humildade, porque Deus resiste aos arrogantes, mas dá graça aos humildes.

06 - Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte.

Finalmente temos as duas extremidades que podem fazer parte do caráter humano. “Arrogância & Humildade”. Você está livre para desfrutar da que acreditar ser a melhor para sua vida. Espero que escolha a “Humildade”.

Em toda a história da humanidade, especialmente na Bíblia Sagrada, nos deparamos com os soberbos e arrogantes, machucando as pessoas e ao mesmo tempo sendo machucadas, tendo em vista os seus frutos malignos. Mas, termino deixando uma grande citação feita através de Jesus Cristo.

Mateus 5:5

Disse Jesus: Bem aventurados os humildes, porque eles herdarão a terra.

Que o Senhor vos abençoe rica e abundantemente.

(1) Arrogância

Ato ou efeito de arrogar(-se), de atribuir a si direito, poder ou privilégio.

Qualidade ou caráter de quem, por suposta superioridade moral, social, intelectual ou de comportamento, assume atitude prepotente ou de desprezo com relação aos outros; orgulho ostensivo, altivez.

Visite o portal

http://missaoamerica.com.br/