SUCESSO NOS CONSELHOS E DIÁLOGOS Coloque aqui sua opinião. Você também já aconselhou ou foi aconselhado, ou ambos se aconselharam?

Toda intervenção, colóquio e aconselhamento tem a chance de 50 % para mais ou para menos. Vai depender do modo como as pessoas vão elaborando o sentido das ações e atitudes do conselheiro, interventor, locutor etc. O contexto e o estado de ânimo da pessoa orientada, o modo do orientador conduzir a mediação e direção do fato ou evento. Para ambos, constitui o desafio de se colocarem no lugar do outro e não impor regras ou precipitar em achar que domina o outro e que vai resolver o problema do outro. Cada qual terá o seu tempo de refletir e falar. A calma e a paciência, o tom de voz e o saber falar e olhar podem fazer toda a diferença.

Por exemplo: uma pessoa fume e pode você dar uma palavra. O desafio está no chegar a ela, saber dizer sem rodeiros, com a sensibilidade e se colocar no lugar do outro. Porque parar de fumar é uma difícil via de libertação.

Assim, o contexto e o pretexto com o texto em si vão convergir a favor de quem intervém e de quem está sendo contemplado ou convocado no momento à reflexão tão delicada. Parar de fumar, superar o fumar, amenizar o fumar, descobrir passos para deixar de fumar.

Sem cair no moralismo, o aconselhador (com todas as boas intenções pode ser ignorado, rejeitado, humilhado, simplesmente, ficar a falar sozinho...) pode ter a atenção instantânea de segundos do seu interlocutor. O sucesso depende da adesão e formação ou reação do interlocutor, desde que achar conveniente ainda escutar ou dizer:

"- Cuide de sua vida, fumo a minha custa e não a sua e você não tem nada a ver comigo. " Infelizmente, foi o desfecho que o interventor não gostaria. Ninguém coloca o time em campo para perder. Mas, o melhor time pode perder. Quem perde também aprende sempre algo mais.

Ou terá conseguido o objetivo da intervenção:

" - Grato. Já tentei parar e não tive bons resultados. Fumo a algum tempo. Hoje, alguém me disse palavras de bom tom e isso não vou ignorar."

E a conclusão de ambos é o respeito a si mesmos. A capacidade de autoajuda e o despertar de valores e autoconhecimento.

Talvez, não se veja mais a pessoa orientada. Pode ser que se encontre em outro lugar ainda a fumar ou lutando para parar, ou melhor, que parou de fumar. O interessante, penso eu, é tornar o outro melhor após a abordagem. Isso é um serviço autêntico ao próximo. Poucos teriam a ousadia e instigante capacidade de se dedicar alguns minutos a aconselhar ou deixar um gesto de amor em suas palavras pelo outro que está dependente de fumar ou outra sofreguidão...

Oremos por todos que aconselham para que tenham o Espírito Santo para os orientar nesse modo de ajudar as pessoas.

Oremos por todos que estão acoados por dependências ou demandas, sejam de fundo emocional, seja de natureza qualquer...

Ainda, uma última palavra, que vence a pretensão: não se julgar melhor que o outro. Ou seja, está aberto à fala do outro, pois ao aconselhar, pode ser que a situação se inverta. O outro passe a nos questionar e a nos aconselhar. Aí a humildade de ouvir e atender ou dialogar com respeito, após a fala do outro, seu conselheiro. Deus tem caminhos diferentes dos nossos! Pode servir-se do outro para nos ajudar, igualmente. Tudo tem duas possibilidades. Ser ajudado e ajudar. Ou ser mais ajudado do que ajudar. Ou ajudar mais do que ser ajudado. É surpreendente o viver e ser, agir e ousar viver.

Espero que tenham gostado. Coloque aqui sua opinião. Você também já aconselhou ou foi aconselhado, ou ambos se aconselharam?

_________________________

Vela Nº: 824160 | Acesa em: 20/04/2022

Intenção: Pelos nascituros e fetos e embriões humanos abortados, perdão, Jesus. Pedimos aos anjos e aos santos o perdão a Deus por tanta maldade o crime do aborto. Seja perdoadas as mães e se arrependam todos os cúmplices. Que a Nhá Chica interceda, junto com os anjos dessas criancinhas que foram abortadas e os anjos sejam acalentados no Céu pelo dom do Altíssimo Senhor Deus. Perdão, Deus Nosso, Senhor da Vida! Unamo-nos aos anjos das crianças para reparar esse pecado gravíssimo contra a vida e o direito à vida. Amém. Cada um ore e adote espiritualmente uma criança ameaçada pelo aborto hoje...

EU SOU A LUZ DO MUNDO

SENHOR

Que esta vela que eu acabo de acender, seja luz e que me ilumine nas minhas dificuldades e decisões.

Que seja fogo para que queime, o egoísmo, orgulho e impurezas.

Que seja chama para que aqueças meu coração e me ensines a amar.

Eu não posso ficar muito tempo em Tua Igreja, mas deixando esta vela, um pouco de mim mesmo permanece aqui.

Me ajuda a prolongar minha prece nas atividades deste dia.

ASSIM SEJA

Envie esta página por e-mail

Faça seu pedido ou agradecimento e acenda agora mesmo sua Vela Virtual

Reze o Terço Virtual. Aqui você pode rezar a qualquer momento, o terço correto do dia da semana.

Rádio Nhá Chica

Rádio Ao Vivo

Rádio Podcast

Rádio Programação

Rádio História

Facebook

facebook.com/nhachicaoficial

Facebook | Curta nossa página

Curta nossa página

Informativo nº 172

Abril de 2022

Informativo nº 172

CURSOS PROFISSIONALIZANTES

20/04/2022

CURSOS PROFISSIONALIZANTES

INC - Instituto Nhá Chica

Rua da Conceição, 165, Centro

Baependi, MG - CEP 37.443-000

Caixa Postal 15Telefone: (35) 3343-1077 / Fax: (35) 3343-1661

E-mail: faleconosco@nhachica.org.br

E-mail institucional | E-mail institucional (Rádio)

Política de Privacidade

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 20/04/2022
Reeditado em 21/04/2022
Código do texto: T7499230
Classificação de conteúdo: seguro