Escolhas e Liberdade
Todos os dias somos obrigados a fazer escolhas. Desde o momento em que acordamos somos expostos a analisar, entender e escolher. São essas escolhas, pequenas ou grandes, que moldam o nosso caráter e definem o tipo de vida que teremos.
Quantas mortes teriam sido evitadas por uma simples escolha? O motorista que poderia ter saído cinco segundos antes ou depois. O vizinho que poderia escolher não puxar o gatilho. O homem que poderia escolher não entrar no rio naquele momento.
Toda a escolha que fazemos tem significado e todas, absolutamente todas, terão de alguma forma capacidade de influenciar na vida de alguém. Por mais sozinho e solitário que sejamos, nossas escolhas também terão impacto na vida de outras pessoas, assim como as delas terão impacto nas nossas.
O que seria daquele casal apaixonado, se naquele dia, especificamente, um deles tivesse dito não? O que seria do mundo se o pai de Hitler decidisse virar padre, ou se o mundo tivesse se rendido para o nazismo? Que mundo teríamos se por algum motivo, alguém tivesse desistido de uma guerra antes dela acontecer?
Somos seres impactados pelo nosso próprio livre arbítrio. É essa liberdade de escolher que nos leva a errar, e é somente reconhecendo os erros que podemos definir os acertos, por isso a liberdade e as nossas escolhas são tão importantes.
Não se engane. Você sempre terá uma opção diferente daquela que você está seguindo. É no momento que achamos não ter opção alguma, que emerge em nossa frente uma infinidade ainda maior de caminhos.
Não temas escolher. É sua obrigação conduzir a sua vida pelo caminho que você escolheu, mas não esqueça jamais que basta querer para você mudar de caminho.
Somo seres livres, nossas opções importam e cabe a nós fazer as melhores escolhas sempre, o mundo que teremos amanhã e pessoa que seremos depende disso.