Sobre autoestima

(Esse texto é do meu eu, para mim. Mas serve para tantas outras pessoas).

Às vezes no meu quarto, paro para conversar comigo mesma, como se eu estivesse de frente com o meu eu - debato sobre minhas atitudes e ações, me questiono sobre várias coisas, trago a tona coisas das quais eu fiz e não achei prudente, falo sobre minhas dores e desejos.

Isso me traz um pouco de tranquilidade, eu falo, questiono e tento chegar em uma coerência. Isso pode soar meio estranho, mas me ajuda a me entender um pouco. Ajuda a sincronizar minhas ideias e a enxergar onde estão meus erros, dores e acertos.

Ultimamente tenho me criticado muito e me validado menos, e isso foi uma das coisas que mais reparei diante de alguns questionamentos. Nós temos a tendência de esperar dos outros, validações, mas pecamos nesse quesito… Paramos muito para nos criticarmos, nos policiarmos no geral e esquecemos de olhar para nós, e validar a pessoa que somos.

E isso tem feito eu me fechar muito para as coisas da vida (relacionamentos, amizades, família, interações sociais). Vejo-me muito presa no meu eu, tentando acariciar minha autoestima (que está ultimamente, no chão), (literalmente). E isso é muito ruim. Quando nossa autoestima está baixa, tudo ao nosso redor parece feio.

Mesmo se alguém chegar para nós e disser: que você é bonita(o), é incrível, inteligente, etc. Nada fará sentido, pois para você nada disso faz sentido. Quando nós nos sentimos mal, nada ao redor faz sentido. Se olhar no espelho e não enxergar o que queria (fisicamente). E é aqui onde eu chego no ponto, xis, precisamos aprender a nos amarmos, se algo nos incomoda, então partimos em trabalhar isso e aprender a nos validarmos mais.

Isso pode soar como algo egocentrismo, até pode ser em partes, mas se não nos olharmos e nos amarmos, quem fará isso? o outro? volto para a questão de parar de esperar que o outro nos ame, que nos ache bonita(o), incrível. É muito frustrante você sempre esperar isso dos outros, frustrante para si mesmo.

Experimente se arrumar mais, fazer algo no cabelo, uma maquiagem, colocar uma roupa bacana, e vai tirar fotos, faça as poses mais bonitas que te valorize e depois observe o quão incrível você é. Tire uma foto sorrindo, e atente-se a quantos passarinhos cantam, quando você sorrir. O seu brilho ofusca todas as incertezas e inseguranças que existe dentro de você. Não dê espaço para eles, quando a vida é tão única.

Se alguém não conseguiu enxergar a pessoa incrível que é você, não se culpe por isso, pelo contrário, tente sempre buscar a sua melhor versão, pois alguém em algum canto já olhou para você e desejou ter a sua força, talvez a sua beleza, ou o seu encanto, ou até já te desejou, quis a sua companhia; não se sinta inferior, por não estar no “padrão” que a sociedade impôs, padrão esse que não existe.

Mas se quer um corpo bacana, vai procurar melhorar isso, ter uma alimentação saudável, praticar alguma atividade física… Mas tenhamos em mente, que acima de um corpo “ideal” devemos trabalhar todos os nossos pilares (saúde mental, convívio social, alimentação, sono, atividade física, lazer, estudo, trabalho, família, religião). Ou seja, procurarmos nosso propósito na vida. Só assim, tudo começará a fluir.

J K Marinho
Enviado por J K Marinho em 20/02/2022
Reeditado em 26/07/2022
Código do texto: T7456830
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.