Já parou para pensar?
"Nenhuma terapia pode alterar os fatos de uma vida, mas pode, isso sim, alterar a narrativa dos fatos - e isso talvez seja definitivo." (Calligaris.C)
Inauguro esse texto com a frase de Contardo Calligaris, psicanalista italiano bastante querido no Brasil que faleceu 2021, deixando uma obra admirável e saudades. O meu primeiro contato com o autor foi em minha graduação com o livro “Cartas a um jovem terapeuta”, e suas reflexões certamente me ajudaram muito.
Diante da citação do Calligaris, gostaria de compartilhar uma reflexão. Pois bem, mudar a narrativa sobre os fatos não muda o passado, trocando em miudos, chamar uma coisa de outra não transforma o que de fato aconteceu. Mas a forma como narramos os acontecimentos da história das nossas vidas, é decisiva, por ter efeitos no presente e no futuro. Quando uma narrativa muda, não mudam apenas palavras - mudam formas de se apropriar, de ver os acontecimentos.
E revisitar a própria história é difícil, porque tem a ver com trazer dores à tona, olhar para as próprias feridas e cicatrizes e trata-las ainda abertas. Muitas vezes para isso é necessário distanciar um pouco do agora e tomar contato com os sentidos que estavam presentes na época em que o fato aconteceu, para tentar compreender melhor. Talvez, aquilo do qual você tem mágoa, se culpa ou se arrepende hoje, no passado parecia o melhor caminho, ou o que era possível e você conseguiu fazer. Recordar a história é desmanchar alguns monstros e fantasmas, mas também perceber que o passado se mantém vivo no hoje nos efeitos do que provocou, mas também no jeito com que nos apropriamos dele.
*Mas você já parou para refletir sobre o que será que pode se apresentar como diferente, a partir de uma mudança de olhar?
*Já parou para pensar?
#mudanças #foco #reflexão
#palavras #palavrasmachucam
#palavrastransformam #históriadevida
#recordar #repetir #elaborar
#freud #psicanálise #fantasmas