Formas de lidar com um problema
Existem várias formas de abordar e administrar problemas. Mas dentre as inúmeras formas, podemos dizer que existem 4 formas de nos posicionarmos diante de uma dificuldade. Se temos clareza de como tem sido o padrão de nossa disposição, podemos nos propor mudança de atitude, caso seja a conclusão que alcançamos.
1. Ignorar o problema tentando fingir que ele não existe: é se abster, ficar calado e deixar o problema como está; colocá-lo debaixo do tapete. Isso além de ser muito difícil de se fazer, já que o problema nos afeta, nos deixa a mercê das circunstâncias.
2. Não ignorar o problema, tentar levar a vida apesar dele – mesmo que não haja disposição para resolvê-lo, não se esquiva para trazer o problema à tona. Reconhece-se que o problema existe, faz-se o possível para não deixa-lo impactar na vida, porém sem buscar soluções.
3. Tentar transformar o problema, buscar soluções – é começar a buscar a solução, é tomar iniciativa. Às vezes as soluções não vão ser as melhores, mas, a prática vai aperfeiçoando a busca por soluções, a autoestima é aumentada e a pessoa sente que se não tem o controle de tudo, pode assumir a parte possível de ser transformada. Evidente que esta é a melhor atitude esperada para melhorar a situação.
4. Reclamar e reclamar: essa é a atitude de quem dá visibilidade ao problema, o que é bom, mas, nada faz para resolver, reclamando da situação para si mesmo, para as outras pessoas, para o mundo*... daí surgem dois problemas: o original, e agora, o mal humor, o estresse e afins; nessa atitude podemos tornar as relações mais negativas.
*lembrando que contar para outra pessoa não é uma reclamação. Se abrir com outra pessoa ou profissional, buscando uma escuta saudável, uma opinião, uma ajuda, é uma forma de buscar ajuda ou solução. Reclamar aqui tem o sentido de não haver tolerância; de implicar ou se irritar com tudo, mas, não aceitar opiniões, ajudas e afins.