Estudo Bibli sobre Corpo, Alma e Espirito

Corpo, Alma e Espírito

O Corpo é a parte material, é a nossa casa terrena.

A Alma segundo estudiosos, pode ser a sede das emoções e o centro da razão

O Espírito pode ser a substância que, compreendem as qualidades espirituais, possibilitando seu contato com Deus.

Os dicotomias acreditam que o corpo é Alma caminham juntos.

Já os tricotomistas acreditam que, corpo , alma e espírito caminham juntos.

" Então,formou o Sehnor Deus ao homem do pó da terra e lhes soprou nas narinas o fôlego de vida; e o homem passou a ser alma vivente."

( Gênesis2:7 )

" Ao sair-lhe a alma

( Porque morreu) deu o nome de Benoni;mas seu pai deu-lhe o nome de Beijamim."

(Gênesis 35:18 )

Este versículo ele explica que Raque havia morrido, saiu-lhe a alma ou seja o ( espirito) porque não havia mais vida naquele corpo.

" Levantou-se Ana, e ,com amargura de Alma,orou ao Senhor e chorou abundantemente."

( ISamuel 1:10 )

Amargura de Alma, significa que, Ana estava tão atribulada, seu juízo não estava no lugar. Resumindo Ana estava pertubada. Porém quando Ana se levantou e orou e falou com Deus, da real situação, "alma abatida" Deus deu vitória e concedeu o pedido de Ana que era ter um filho.

Aprendemos aqui que, fazer o diagnóstico daquilo que te aflige, também contribui muito, para ter o copo, alma, espirito saudável.

"Todos vão para o mesmo lugar; todos procedem do pó e ao pó tornarão. "

( Eclesiastes 3 : 20 )

"E o pó volte à terra , e o Espírito volte a Deus ; que o deu."

( Eclesiastes 12 : 7 )

" Porque o Senhor te chamou como a mulher desamparada e de espírito abatido ; como a mulher da mocidade,que foi repudiada, diz o teu Deus."

( Isaías 54 : 6 )

" O Espírito do Senhor está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a por em liberdade os algemados. "

( Isaías 61:1 )

" Quanto a mim, Daniel,o meu espírito foi alarmado de mim, e as visões da minha cabeça me pertubaram. "

( Daniel 7:15 )

" São os olhos lâmpada do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será luminoso;"

( Mateus 6:22)

" por isso vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida,quanto ao que haveis de comer ou beber,nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que as vestes?

(Mateus 6:25 )

" visto que não sóis vos os que falasse, mas o Espírito de vsso Pai, é quem fala em vós.")

( Mateus 10 ; 20 )

" Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o seu entendimento e de toda a sua forca."

( Marcos 12:30 )

" Naqueles dias,dispondo-se Maria, foi apressadamente à região montanhosa,a uma cidade de Judá, "

( Lucas 1:39 )

" Entrou na casa de Zacarias e saudou

Isabel. "

( Lucas 1:40 )

" Ouvindo esta saudação de Maria ; a criança estremeceu no ventre;então, Isabel ficou possuída do Espírito Santo. "

( Lucas 1:41 )

" E exclamou em alta voz: Bendito és tu entre as mulheres, bendito o fruto do vosso ventre! "

( Lucas 1:43)

Entregue a Satanás para a destruição da carne , a fim de que o Espírito seja salvo o dia do Senhor Jesus. "

(Tiago 2:26)

" O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso

espirito, alma e corpo sejam conservados integros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. "

( I Tessalonicenses 5:23)

" porque a palavra de Deus é viva e eficaz,e mais cortante e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes e penetra até o ponto de dividir a alma e rspirito, juntas e medulas,e é apto para discernir os pensamentos e própositos do coração."

( Hebreus 4:12 )

" E a igreja dos primogênitos arrolados nos céus e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos juntos aperfeiçoados "

( Hebreus 12:23 )

" Tendo purificado a vossa alma,, pela vossa obediência à verdade,tendo em vista o amor fraternal não fingido,amai- vos de coração,uns aos outros ardentemente."

(IPedro 1:22 )

" Nos quais também foi e pregou aos espíritos em prisão. "

( I Pedro 3:19 )

"" Quando abriu o quinto selo vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus é por causa do testemunho que sustentavam."

( Apocalipse 6:9 )

" vi também tronos, e estes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar.

Vi também as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo por mil anos."

(Apocalipse 20:4)

"Contemplarão a sua face,e na sua fronte está o nome dele."

(Apocalipse 22:4)

Conclusão

O homem é formado por Corpo, Alma e Espírito.

( Tricotomia )

O Corpo é a parte material e nos torna constituído no mundo.

A Alma é o princípio da vida, nossa parte de intimidade, de personalidade,nossos desejos etc... A Alma proporciona ao Corpo vida.

O Cristão luta por ter, " Alma Eterna, " ou seja a Salvação.

Deus soprou o espírito no primeiro homem.( Adão)

Portanto o Espírito é o princípio ativo da nossa vida espiritual.

O Espírito é capaz de receber conhecimento, direto de Deus, uma comunhão aberta com a palavra de Deus viva e eficaz.

( O Espírito do Cristão deve ser bom.

O CORPO é a nossa casa terrena. Portanto devemos cuidar do corpo da alma e do espírito na mesma intensidade.)