Sorte Não Existe, Crie Oportunidades – Pense Grande, Não Tenha Visão de Galinha Nem Costume de Pombo

“Os grandes projetos nascem no coração de um homem de visão; e quando postos em prática, se desenvolvem, se fortalecem e crescem constantemente, fazendo bastante sucesso.” Antony Jose

Certa vez, minha mãe fez o seguinte comentário com relação a um fato que aconteceu comigo: “Meu filho não tem sorte!”. Decidi refletir um pouco sobre esse comentário e cheguei à conclusão de que a sorte não tem nada a ver com o que acontece conosco. Creio também que a sorte não existe, e nada acontece por acaso, nada cai do céu, só chuva. Francis Bacon já dizia: “O homem deve criar as oportunidades, e não somente encontrá-las.” Essa afirmação para mim é a mais pura realidade. Para sermos bem-sucedidos em tudo, devemos fazer por onde, criar oportunidades, devemos fazer acontecer, botar para fazer, assumir riscos para conquistar seja lá o que for que beneficie você e os outros, a sua família principalmente. Muitas pessoas estão acostumadas com a ideia de pensar que tudo depende da sorte, estão com suas mentes enferrujadas, cauterizadas. Na realidade, elas não têm culpa, aprenderam isso desde crianças com seus pais e a sociedade, aprenderam coisas que se enraizaram em seu subconsciente, e em seu modo de viver.

Para termos sucesso em todas as áreas de nossa vida temos que parar de pensar pequeno, temos que ter visão de águia, e não visão de galinha nem costume de pombo. Você não deve adotar tais qualidades medíocres que não condizem com a personalidade de um vencedor.

Parar de pensar pequeno significa acreditar no seu objetivo, nos seus planos, no seu sonho, seja ele qual for. Por exemplo, se você acredita que o seu projeto vai dar certo, por que ficar esperando acontecer algo de “extraordinário” para tomar uma atitude enquanto o tempo passa? Se você acredita em si mesmo e no seu projeto não dê ouvidos a pessoas negativas. Muitas vezes algumas pessoas até têm boas intenções, e acham que estão lhe ajudando com seus “conselhos”, mas faça o que você acredita que vai dar certo, chega de perder tempo. Às vezes, por insegurança, as pessoas acham que devem ficar mais um tempo, por exemplo, no seu emprego porque ganham um salário mínimo que lhes trazem segurança temporária por apenas um mês. Têm medo de pôr seu emprego em risco e tentar outra coisa porque senão a sua família pode passar necessidades. Mas se a pessoa não se dedicar ao seu projeto de vida, certamente não vai chegar a lugar nenhum. Não podemos assoviar e chupar cana ao mesmo tempo. Se você tiver algum projeto em mente e até mesmo já começou a desenvolvê-lo, decida por uma coisa ou outra, pelo seu emprego ou outra coisa que você faz, e vá à luta. Dedique-se 100% ao seu projeto porque as probabilidades de vencer e chegar mais rápido, e aonde você quer é estatística e matematicamente maior. Não estou de jeito nenhum o aconselhando a deixar o seu “emprego” ou o seu “ganha- pão”, mas o aconselho a pensar melhor em suas prioridades, e em sua vida porque ninguém pode fazer nada por você se você não o fizer primeiro. Faça o que é melhor para você e sua família. Se aperfeiçoe em alguma área que você domina,

invista em você. Dizem por aí que se conselho fosse bom ninguém daria, venderia, mas nem sempre tudo o que é bom tem que ser necessariamente vendido, não custa nada você dar. Afinal, diz o velho ditado: “É dando que se recebe”. Seja gentil, seja generoso, seja carismático, seja grato.

O que significa ter visão de águia, e não visão de galinha? Antes de responder a essa pergunta vou te contar uma particularidade pessoal.

Frango é um prato delicioso, principalmente quando ensopado com batatas. A minha avó materna era mineira. Quando minha mãe saía para trabalhar, tomava conta de mim e de meus irmãos, e costumava cozinhar muito esse prato, e até pés de frango com arroz para nos alimentar. Que delícia!

Não sei se você já reparou que a galinha se alimenta de qualquer tipo de comida que jogam para ela. É verdade! Se você joga arroz, ela come arroz, se joga milho, ela come milho e por aí vai. O interessante é que ela não vai adiante para se alimentar, e fica o tempo todo no mesmo lugar. Experimente prender o pé da galinha com uma corrente ou uma corda, por exemplo, você vai perceber que ela dificilmente tentará bicar a corrente ou a corda para ficar livre. Ao contrário da águia que, se estiver em situação semelhante, presa a uma corrente, com certeza não se intimidará nem se incomodará com a dor, bicará a sua perna até arrancar o seu pé deixando-o preso à corrente e, imediatamente, sem perda de tempo, alçará voo. É assim que uma pessoa de visão empreendedora procede.

Ter costume de pombo é mais ou menos parecido com a situação da galinha. Você já deve ter reparado, ao passar pelas praças e ruas de algumas cidades, uma quantidade enorme de pombos que se alimentam das migalhas de qualquer alimento que jogam para eles. Geralmente, quando um animal ou um pássaro qualquer se sente ameaçado por algum movimento sai correndo ou voa assustado, mas isso não acontece com essas aves. Apesar do movimento frenético dos transeuntes aos milhares nesses lugares elas não se assustam, pois já estão acostumadas. As pessoas podem fazer o que quiserem com elas porque elas deixam. Observe que, se a galinha não morrer de velhice ou algum tipo de doença, quando menos se espera pode ir a qualquer momento para a panela, e o pombo, se não morrer naturalmente, pode ser atropelado por algum carro na rua, ou pisoteado em alguma rua ou praça e morrer. Semelhante fato pode acontecer também com as pessoas que têm sonhos, mas não os põem em prática. Seus sonhos morreram literalmente com elas, nunca saíram do papel, e o pior, os “passantes” à sua volta não estão nem aí se os seus novos sonhos morrerem atropelados, pisoteados ou não. Você sabe qual é o lugar mais rico do mundo? Não? Vou te contar. É o cemitério. Lá estão enterrados milhões e milhões de projetos, inventos, ideias, e o pior, sonhos que nunca sairão do papel, jamais serão realizados. Faço votos que você nunca desista dos seus sonhos. Acredite, persevere, independente do sonho que você tenha. Mas tenha em mente que sonho sem ação e sem trabalho, nunca se concretizará. Conheço uma frase muito sugestiva que diz: “Quem dorme, sonha, quem trabalha, conquista”. Seja um vencedor!

Vou te dar mais um conselho. Nunca adote estas três posturas, porque as considero inúteis: Pensar pequeno, ter visão de galinha e ter costume de pombo. Acredite em Deus, acredite em você!

Antony José
Enviado por Antony José em 17/09/2021
Código do texto: T7344477
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.