Empolgação x Motivação

“O sucesso é o resultado de uma equipe, e o fracasso também.”

Algumas pessoas acham que ao entrar para um negócio, ou ter o seu próprio, conquistarão a sua independência financeira da noite para o dia. Iniciam o seu negócio numa Rede de Marketing Multinível, por exemplo, e montam as suas redes “empolgadas”, convidando, patrocinando, investindo, fazendo o possível e o impossível. De repente, quando se dão conta de que não era nada daquilo, a empolgação acaba dando lugar ao desânimo. Desistem com muita facilidade dos seus sonhos, dos seus objetivos e das suas metas. Não sei se você percebeu que eu fiz questão de destacar a palavra empolgadas. É isso mesmo! Quando as pessoas fazem alguma coisa empolgadas o resultado, na maioria das vezes, não é satisfatório. Agora, experimente trocar a empolgação pela motivação se esse for o seu caso. Existe uma grande diferença entre empolgação e motivação. A empolgação é um estímulo externo, já a motivação é um estímulo interno. Ser empolgado é estar animado por um determinado período de tempo, ser motivado é ter grandes motivos para a realização de qualquer empreendimento.

Um amigo meu se afiliou a uma determinada Rede de Marketing Multinível [rede de relacionamento entre pessoas em uma determinada empresa que vende produtos]. Entrou empolgado, começou a patrocinar etc. O resultado você já deve imaginar qual foi. Eu mesmo sou um grande exemplo disso. Tentei desenvolver vários negócios ao longo da minha carreira de “empreendedor”, mas não cheguei a conquistar minha tão sonhada independência financeira na época porque eu só “tentei”, não perseverei.

Quando eu era distribuidor de uma determinada empresa de perfumes, cheguei a vender bastante. No início minha equipe tinha cerca de 15 membros. Um dos membros se destacou tanto que até chegou a me projetar (destacar) na rede, mas depois disso, por algum motivo, eu desanimei e a minha rede, que tinha muitos “empolgados” como eu, não prosperou. Na realidade, não estávamos motivados, estávamos empolgados.

Antony José
Enviado por Antony José em 13/09/2021
Reeditado em 13/09/2021
Código do texto: T7341324
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.